Estudantes conhecem Justiça Eleitoral e acompanham sessão plenária

Visita dos alunos do programa voto consciente das Escolas José Anchieta e Gonçalo Botelho de Cam...

Cerca de 50 alunos das Escolas Gonçalo Botelho Campos e Educandário José de Anchieta, de Cuiabá, participaram de uma votação simulada no auditório da Casa da Democracia.  Na ocasião, os alunos aprenderam na prática como utilizar a urna eletrônica e sobre o significado do voto e o papel da Justiça Eleitoral.  A visita faz parte do Programa Voto Consciente, realizado pela Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

Durante a visita guiada ao TRE-MT, ocorrida na quinta-feira (25.09), os alunos assistiram a uma sessão plenária de julgamento e foram recepcionados pelos Membros da Corte que explicaram como é o funcionamento da Justiça Eleitoral. O presidente do TRE-MT, desembargador Juvenal Pereira da Silva, conversou com os alunos sobre a importância do voto. O presidente enfatizou a importância de não vender o voto e escolher os candidatos com responsabilidade.   

“O voto é um direito que deve ser valorizado. Deixo aqui um alerta para vocês: O poder não é daquele que está eleito, é dos eleitores que os elegeram. Não vendam o voto e defendam seus direitos. Porque aqueles que não defendem seus direitos não têm direito a eles. Vocês podem contribuir para a mudança na política”, disse aos estudantes durante a sessão plenária.

Após uma conversa com os Membros do Pleno, os alunos conheceram o Memorial da Casa da Democracia, onde puderam ver de perto urnas de metal, de madeira e de lona utilizadas em eleições do século passado. Conheceram ainda o primeiro protótipo da urna eletrônica e uma série de registros fotográficos que contam a história da Justiça Eleitoral Mato-Grossense.  Durante a visita, os alunos aprenderam sobre a trajetória do voto em Mato Grosso e tiraram dúvidas sobre o processo eleitoral.

Mais do que uma visita, a experiência de conhecer de perto como são organizadas as eleições em Mato Grosso foi fonte de inspiração para a aluna do colégio Educandário José de Anchieta, Ariadny Fontes.  “É muito bom conhecer essa parte da história que, na maioria das vezes, não são passadas para nós nas escolas. Eu gostei muito de assistir à sessão plenária porque quero fazer Direito e gosto muito de política. Quero trabalhar nessa área”, afirmou.

Após ouvir as considerações do presidente do TRE-MT, a estudante Larissa Ferreira, 16 anos, disse que agora se interessa em participar das eleições. “Depois da conversa com os desembargadores eu me arrependi de não ter feito meu título para votar nessas eleições. Nas próximas eleições, já vou votar. Foi muito bom vir ao TRE e conhecer todo o processo” comemorou.

Um dos professores que acompanhou os alunos da Escola Educandário José de Anchieta, Lindemberg Camargo Dias, considerou a iniciativa do Tribunal como uma forma de desenvolver a cidadania nos jovens e de aumentar dentro deles a possibilidade de engajamento. “ É muito bom os alunos terem esse contato para entenderem que eles também pode fazer parte desse processo e sobre a importância do voto limpo”.

 

Agenda:

Amanhã (30.09) o TRE-MT receberá, em visita guiada à sede da instituição a partir das 8h30, 60 aprendizes do CIEE do Programa Jovem Aprendiz do Univag.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30