Frigorífico de Colíder receberá atendimento em mutirão da Justiça Eleitoral
A ação ocorrerá nos dias 24 e 25, das 7h às 14h, oferecendo diversos serviços eleitorais

O frigorífico JBS, de Colíder (632km de Cuiabá), será atendido, nos dias 24 e 25 de fevereiro, em um mutirão organizado pela 23ª Zona Eleitoral (ZE). Os atendimentos ocorrerão na Avenida Júlio Domingos de Campos, nº719, das 7h às 14h. São 1.283 (5,59%) eleitores e eleitoras que ainda não fizeram o cadastramento biométrico no munícipio.
De acordo com os dados do monitoramento da evolução do cadastramento biométrico no estado, a cidade possui uma cobertura biométrica de 94,41%, representando um eleitorado de 21.688, dentro de um universo de 22.971 indivíduos aptos a votarem. Além da biometria, outros serviços serão oferecidos, como alistamento eleitoral (primeiro título), transferência de domicílio, emissão de segunda via e da guia para recolhimento de multa eleitoral e revisão de dados cadastrais.
“O mutirão de atendimento é uma forma de aproximar a Justiça eleitoral do cidadão, facilitando o acesso aos serviços eleitorais. Nessas ações, conseguimos atender eleitores que precisam realizar a biometria, regularizar o título ou atualizar seus dados, evitando transtornos futuros. A biometria é uma etapa fundamental para a segurança do cadastro eleitoral e para garantir que todos possam exercer plenamente sua cidadania”, explicou o chefe de cartório da 23ª ZE, Carlos Gomes dos Santos.
A estrutura necessária para o atendimento é levada inteiramente pelo cartório eleitoral, com quatro servidores e dois kits biométricos. Cada kit é composto por computador portátil, scanner para coleta biométrica, câmera digital, pad para assinatura e cases para o transporte dos equipamentos. Todos os itens são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O eleitorado sai do mutirão com o título eleitoral em mãos e com a orientação de que instale o título digital (com foto) por meio do app e-Título.
Quais documentos levar
Para ser atendido, basta levar um documento oficial com foto, na versão física ou digital. Nos casos de mudança de domicílio, transferência ou alistamento, é necessário apresentar um comprovante de residência atualizado, podendo ser físico ou digital. Todo e qualquer cidadão residente no Brasil tem o direito de ser atendido em mutirões da Justiça Eleitoral, não sendo necessário votar no local ou residir na cidade onde a ação ocorre.
O que é biometria
É feita com impressão digital, virando uma ferramenta de identificação, que é coletada e armazenada, garantindo que o eleitorado tenha proteção e que vote apenas uma vez, sem o risco de falsidade ideológica.
É um avanço na segurança e inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante a agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.
Estagiária: Natália Sarturi (supervisão jornalista Nara Assis)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra a entrada de uma unidade industrial da JBS, com um prédio de fachada azul ao centro, estacionamento à frente com vários carros e caminhões, e algumas pessoas circulando. Há bandeiras hasteadas ao lado do prédio, área gramada em primeiro plano e um céu azul com muitas nuvens, dando a impressão de um dia claro e movimentado.

