TRE-MT realiza ação de educação midiática em Centro de Convivência para Idosos

Iniciativa, que também inclui mutirão de atendimento, faz parte do projeto Detetive da Cidadania, que integra o Plano Nacional de Educação Midiática, da Justiça Eleitoral

TRE-MT realiza ação de educação midiática em Centro de Convivência para Idosos

Como parte das estratégias do Plano de Comunicação Integrada para as Eleições 2026, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) realiza, na próxima segunda-feira (23.02), uma ação piloto do projeto Detetive da Cidadania, por meio da iniciativa “Prosa e Verdade: Justiça Eleitoral na terceira idade”. A atividade integra o Plano Nacional de Educação Midiática, aprovado durante o 89º Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL), e tem como foco a promoção da educação midiática e o combate à desinformação entre o público idoso. 

 

A ação será desenvolvida a partir das 8h, no Centro de Convivência para Idosos (CCI) “AIDEE Pereira do Nascimento”, localizado na Rua Flamengo, s/n, bairro Novo Horizonte, em Cuiabá, e reunirá frequentadores das atividades matinais do espaço. A proposta é levar esclarecimentos sobre a segurança do processo eletrônico de votação, além de orientar sobre técnicas simples de checagem de notícias, especialmente em aplicativos de mensagens, principal canal de circulação de fake news 

 

Também será oferecido atendimento da Justiça Eleitoral ao público, com diversos serviços, como regularização de título, cadastro biométrico, emissão de certidões, entre outros. Estão confirmadas, ainda, as presenças da presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, e da secretária de Assistência Social de Cuiabá, Hélida Vilela de Oliveira. 

 

O projeto considera o público idoso como estratégico para a disseminação de informações confiáveis. Embora estejam mais expostos(as) à desinformação digital, exercem forte liderança moral em seus núcleos familiares. “Capacitar esse público significa, portanto, criar uma verdadeira ‘barreira de verdade’ dentro dos lares mato-grossenses, fortalecendo a cidadania e a confiança no sistema eleitoral”, ressalta a presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves. 

 

A metodologia adotada foge do formato tradicional de palestras técnicas. A atividade será conduzida como uma roda de conversa, estimulando o diálogo e a troca de experiências. Dinâmicas lúdicas, com o uso de placas de “Verdade ou Boato” e analogias simples, ajudarão a explicar, de forma clara e acessível, o funcionamento da urna eletrônica, destacando sua segurança e o fato de ser um equipamento desconectado da internet.  

 

Ao final da ação, os participantes receberão um certificado simbólico de “Embaixadores da Verdade”, reconhecendo o papel fundamental que desempenham na disseminação de informações corretas e no fortalecimento da democracia. “A iniciativa reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com a educação cidadã, o combate à desinformação e a promoção de eleições cada vez mais seguras e transparentes”, acrescenta a presidente do TRE-MT. 

 

Jornalista: Nara Assis 

 

#PraTodosVerem: A imagem mostra a fachada de um prédio público identificado como Centro de Convivência para Idosos, em Cuiabá. O local é cercado por uma grade branca, possui rampa de acesso com corrimão amarelo, área arborizada na frente e estrutura simples, pintada em tons de branco e verde. 

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento: Dias úteis - 7h30 às 13h30.

Política de privacidade

O Portal do TRE-MT utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com o nosso aviso de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.