Utilização do sistema Camino será aprimorada para Eleições Gerais de 2026
Justiça Eleitoral busca integração da ferramenta ao sistema de monitoramento das câmeras do programa Vigia Mais MT e melhoria no rastreio de transporte de urnas

Considerada uma ferramenta inovadora, que visa dar resposta ágil às ocorrências durante as eleições, o sistema Camino será aprimorado para o pleito deste ano. O assunto foi tratado nesta sexta-feira (13.02), pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Serly Marcondes Alves, e a equipe técnica responsável.
O Camino já permite o acompanhamento direto e em tempo real das ocorrências, facilitando a intervenção, quando necessária. A intenção, agora, é integrar a aplicação desta ferramenta com a aplicação das câmeras de monitoramento do programa Vigia Mais MT, do Governo do Estado. Para isso, o Tribunal buscará ampliar a parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) que, nas Eleições Municipais de 2024, foi concretizada com o acesso do TRE-MT às imagens das câmeras.
Para se ter uma ideia, só até outubro de 2025, o estado de Mato Grosso já contava com mais de 18 mil câmeras de videomonitoramento, com adesão de 128 municípios, o correspondente a 90% das cidades do estado. “Esse é um trabalho construído a muitas mãos, com o apoio das forças de segurança e de diversas instituições. A ferramenta vem para fortalecer nosso compromisso maior: cuidar da segurança da população no dia do voto e de todos e todas que trabalham para que a eleição aconteça”, ressaltou a presidente do TRE-MT.
O sistema, que trabalha com soluções de geotecnologia, foi apresentado à desembargadora pelo coordenador de Sistemas Eleitorais, Salomão Fortaleza. Ele demonstrou que pelo painel, é possível acompanhar a situação dos 1.517 locais de votação, distribuídos nas 57 Zonas Eleitorais de Mato Grosso. Ele também frisou que, com a integração das câmeras do programa Vigia Mais MT, este monitoramento será ainda melhor. “Nós já temos acesso às imagens e agora precisamos integrá-las ao sistema Camino e, pela qualidade que constatamos, será possível identificar diversas situações no dia da eleição, como compra de votos, por exemplo, de forma rápida e eficaz”, explicou.
Outra melhoria que deverá ser feita para este pleito é aprimorar o rastreio das urnas eletrônicas durante o transporte para eleição. O secretário de Tecnologia da Informação, Leon Manoel Campos dos Santos Filho, destacou a importância de aprimorar a ferramenta. “O aprimoramento contínuo da ferramenta é essencial para torná-la cada vez mais eficiente, segura e alinhada às necessidades operacionais da Justiça Eleitoral, contribuindo diretamente para a excelência dos serviços prestados à sociedade”.

Gestão Integrada
O Camino será fundamental para o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que é responsável pelo planejamento da segurança das Eleições Gerais de 2026 e centraliza o atendimento às ocorrências policiais no período de eleição. O GGI é composto por membros do TRE-MT; Sesp-MT; Polícia Judiciária Civil (PJC-MT); Polícia Militar (PM-MT); Polícia Federal (PF); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Exército Brasileiro; Marinha do Brasil; Corpo de Bombeiros Militar; Guarda Municipal de Várzea Grande; Agência Brasileira de Inteligência (Abin); Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE); Águas Cuiabá; OI Telecomunicações; Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana; Energisa; 3Corp Technology; e Correios.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: A imagem mostra uma sala do TRE-MT, com um grande painel digital exibindo um mapa de Mato Grosso e diversos pontos de informação. Servidores e gestores estão sentados em cadeiras e estações de trabalho, acompanhando os dados na tela e participando de uma reunião técnica, em um ambiente moderno e organizado.

