Participe da 2ª Pesquisa nacional sobre percepção do Judiciário
Na edição deste ano, os formulários têm novas perguntas sobre serviços recentemente implementados, como a consulta unificada de processos por meio do Jus.Br.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) convida a todos os eleitores para participarem da 2ª Pesquisa sobre Percepção e Avaliação do Poder Judiciário Brasileiro, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O levantamento busca coletar opiniões sobre o funcionamento, as atividades desempenhadas, as dificuldades de acesso, o acompanhamento processual e a efetividade na garantia de direitos. As informações obtidas serão fundamentais para o planejamento de melhorias no sistema de Justiça, alinhadas à Estratégia Nacional do Poder Judiciário.
Como participar? É fácil e rápido!
- Acesse o formulário online: https://formularios.cnj.jus.br/pesquisa-sobre-percepcao-e-avaliacao-do-poder-judiciario-brasileiro/
- Período: Responda entre 14 de outubro e 14 de novembro de 2025.
"A percepção da sociedade sobre o Poder Judiciário é um termômetro essencial para aprimorarmos nossos serviços e fortalecermos a confiança na Justiça", afirmou a presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves. "O TRE-MT se une a esta importante iniciativa do CNJ, pois ouvir o cidadão é fundamental para construirmos uma Justiça mais acessível, eficiente e transparente. Convidamos todos os mato-grossenses a participarem desta pesquisa, contribuindo com suas opiniões para o aperfeiçoamento do sistema judicial como um todo."
A solicitação de apoio institucional para divulgação foi feita diretamente pelo Presidente do CNJ, ministro Edson Fachin. A pesquisa é conduzida pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do CNJ.
A metodologia é a mesma utilizada na primeira edição, realizada em 2022, o que garantirá comparações entre os dados. Na edição anterior, mais de 11 mil pessoas participaram, e os dados resultaram em recomendações para aprimorar a prestação jurisdicional no país.
Na edição deste ano, os formulários têm novas perguntas sobre serviços recentemente implementados, como a consulta unificada de processos por meio do Jus.Br. Além disso, há perguntas abertas, que permitem aos participantes expressar suas opiniões de forma mais detalhada, ampliando a compreensão sobre as percepções do público em relação ao Judiciário.
Daniel Dino
Assessoria TRE-MT

