Equipe do TRE-MT participa de curso para formação de Brigada de Incêndio
Cerca de 30 pessoas integram a capacitação, que conta com servidores(as), terceirizados(as) e estagiários(as), todos voluntários e voluntárias

Cerca de 30 pessoas participam de um curso para formação da Brigada de Incêndio do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Iniciada na manhã desta quarta-feira (21.05), a capacitação une aulas teóricas e práticas, que totalizarão, ao final, 24 horas de aulas. O curso terá continuidade nos dias 22, 23, 26, 27 e 28 de maio, sempre das 8h às 12h, visando evitar sobrecarga dos(as) participantes e permitir a conciliação com as atividades regulares do Tribunal.
A chefe da Seção de Infraestrutura e Gestão Mobiliária, Gilvana Martins de Souza, Santiago, explica que a formação de brigadistas é uma exigência de segurança para a conquista do alvará concedido pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT). “Mas, além disso, é algo importante para aprendermos e aplicarmos nas nossas vidas, no nosso dia a dia. Então, vamos preparar os brigadistas, compor a Brigada de Incêndio e depois, vai ser feita a atualização, uma vez por ano. A gente procurou pegar três pessoas por andar e explicamos a cada setor a importância do curso, e hoje contamos com essas 30 pessoas voluntárias”.
A Brigada de Incêndio será formada por servidores(as), terceirizados(as) e estagiários(as) do TRE-MT. O coordenador de Educação e Desenvolvimento da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Sandro Gonçalves Delgado, agradeceu aos participantes por terem se voluntariado. “Agradecemos pelo espírito de cidadania e colaboração de todos, pois a partir de agora, graças a vocês teremos um ambiente mais seguro para servidores, magistrados, terceirizados e sociedade de um modo geral, pelos conhecimentos que serão adquiridos. E também agradecemos à equipe do CBM-MT, pela disponibilidade”.
A primeira aula foi ministrada pelo Sargento BM J. Gonçalves, com apoio do soldado BM Lauro Victor, ambos do 1° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. Segundo o sargento, o curso é um ganho para a vida dos participantes, além do Tribunal. “Estou cansado de ver pessoas perdendo a vida por falta de informação, de conhecimento. É importante sabermos atuar em situações como incêndios e ocorrências emergenciais de saúde”, destacou.
Para Luciano de Amorim Amaral, líder da seção de transporte, a iniciativa do Tribunal demonstra “uma visão antecipada e cuidadosa, pensando no bem-estar de todos, não só dos servidores efetivos, mas também dos contratados, terceirizados, prestadores de serviços e até mesmo dos eleitores que procuram nossa casa em busca de atendimento”, explicou. Amaral destacou, também, que a capacitação traz mais segurança e “nos dá mais conforto ao saber que estamos em um ambiente que prioriza a segurança física e material de todos”.
Conteúdo programático
O conteúdo programático do curso inclui os aspectos legais; teoria do fogo; prevenção contra incêndio e pânico; técnica e tática de combate a incêndio; equipamento de operação manual; equipamentos de sistema fixo e operação automática; procedimentos iniciais de primeiros socorros; vias aéreas; reanimação cardiopulmonar; estado de choque; hemorragias; fraturas; ferimentos; queimaduras; emergências climáticas; movimentação, remoção e transporte de vítimas; e pessoas com mobilidade reduzida.
Jornalista: Nara Assis
#DescriçãodaImagem: A fotografia mostra uma sala com várias pessoas de costas e sentadas, enquanto o bombeiro está de pé falando.