TRE-MT e Defensoria promovem mutirão na comunidade quilombola do Chumbo, em Poconé
Atendimentos têm como foco garantir o acesso à cidadania aos(às) moradores(as) que enfrentam dificuldade para deslocamento

A comunidade quilombola do Chumbo, localizada em Poconé (99km de Cuiabá), será atendida entre os dias 21 e 22 de fevereiro, pelo mutirão “Defensoria Até Você”, organizado pela Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Os atendimentos ocorrerão na Creche Vovó Teófila, situada na Rua Rodovia Adauto Leite Km 16, s/n, no distrito do Chumbo. No sábado (21.02), o horário de atendimento será das 10h às 17h e, no domingo (22.02), das 8h às 17h.
Os trabalhos serão coordenados pelo Cartório da 4ª Zona Eleitoral, que levará cadastramento biométrico, alistamento eleitoral (primeiro título), revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio, emissão de segunda via do título de eleitor e de guia para recolhimento de multa eleitoral, além da possibilidade de regularização da situação eleitoral.
A comunidade quilombola do Chumbo tem cerca de 900 eleitores e eleitoras aptas ao voto. Ao todo, no município de Poconé, há 25.190 pessoas regularizadas, das quais 24.442 (97,03%) têm a biometria coletada, porém, existem 748 (2,97%) eleitores e eleitoras que ainda não fizeram o cadastramento biométrico.
A ação visa atender tanto a comunidade (36 km de Poconé) quanto a zona rural do entorno, para possibilitar a aproximação do eleitorado aos serviços da Justiça Eleitoral e o exercício da cidadania.
“O mutirão de atendimento eleitoral em comunidades rurais e quilombolas, realizado em parceria com a Defensoria Pública, é fundamental para garantir o acesso à cidadania, à informação e aos direitos políticos de pessoas que, muitas vezes, enfrentam dificuldades de deslocamento e acesso aos serviços públicos. Essa ação fortalece a inclusão social, promove a igualdade de direitos e contribui para que todos possam exercer, de forma plena, o direito ao voto e a participação na vida democrática”, declarou a chefe do Cartório da 4ª ZE, Mayra Caceres Barbosa de Oliveira.
Nesta ação, a Justiça Eleitoral levará toda a estrutura necessária para os atendimentos, com um servidor e um kit biométrico. Cada kit é composto por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e cases para ambientação e transporte dos equipamentos. Os itens são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e permitem que o eleitor saia do mutirão já com o título eleitoral em mãos e com a orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título.
Documentos necessários
Para receber atendimento, basta apresentar um documento oficial com foto, na versão física ou digital. No mutirão, o eleitor ou a eleitora sai com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título. Em casos de alistamento, transferência ou mudança de domicílio, é necessário apresentar um comprovante de endereço, que pode ser em documento físico ou digital.
Qualquer eleitor ou eleitora pode ser atendido em mutirões ou ações da Justiça Eleitoral em qualquer parte de Mato Grosso — não é necessário votar no local ou residir na cidade onde a ação é realizada.
Biometria: confiança e segurança
A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra pessoa no momento da votação.
Representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança e a inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.
Estagiária: Natália Sarturi (supervisão Nara Assis)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra a fachada de um prédio público identificado como “Cartório da 04ª Zona Eleitoral”. O edifício tem estrutura branca com detalhes em tijolo aparente, janelas com grades decorativas e uma entrada central com portas de vidro. À frente há um pequeno jardim com plantas e uma palmeira, além de carros estacionados na rua. Fios de energia passam acima do prédio, e o céu está nublado.

