Estudantes de Direito da Uniasselvi acompanham sessão plenária do TRE-MT

Além de assistirem a sessão plenária para entenderem de perto o funcionamento do direito eleitoral, a visita percorreu o Memorial da Justiça Eleitoral e o Depósito de Urnas

#DescriçãodaImagem: A imagem mostra a sala do plenário com a turma de estudantes sentados de fre...

Cerca de 50 estudantes de Direito da Uniasselvi visitaram o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), nesta sexta-feira (24.05). Na oportunidade, puderam conhecer o Memorial da Justiça Eleitoral, o Depósito de Urnas e ainda acompanharam presencialmente a sessão plenária, que contou com sustentação oral. A visita guiada incluiu, também, palestra ministrada pelo Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Carlos Henrique Cândido. 

Essa é uma vivência que permite aos acadêmicos e acadêmicas, seja na reta final ou inicial do curso, a possibilidade de entender a dinâmica de um julgamento eleitoral e a postura de quem advoga. Além de poder observar de perto o papel dos magistrados e magistradas. Para o coordenador adjunto do curso, Israel de Abreu Lima, que liderava a turma, a ocasião foi como uma aula magna, que prendeu a atenção de quem estava presente. 

“Para nós, como instituição, eu vejo isso como uma possibilidade imensa de trazer os alunos um pouco mais para a realidade, porque o que nós conhecemos lá fora muito superficial diante do que de fato acontece numa eleição", explicou o advogado. Para ele, esse foi um momento único de conhecer os bastidores da Justiça Eleitoral do Estado e o funcionamento na prática, o que pode inspirar futuros e futuras juristas. 

Outra parte da visita foi marcada pela palestra ministrada pelo secretário de Tecnologia da Informação, Carlos Henrique Cândido, que mostrou os modelos antigos de urnas e como era realizado o voto. Com um resgate de fatos históricos do país, o secretário explicou a influência da política na saúde da democracia ao longo dos anos e apresentou a segurança e a inviolabilidade da urna eletrônica, considerada referência mundial. 

Como explicou o vice-diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso (EJE-MT) e juiz membro, Eustáquio Inácio de Noronha Neto, um dos eixos de atuação da Escola é com a sociedade e o meio acadêmico. “A gente tem realizado esse trabalho que é fundamental para que estudantes de Direito conheçam a formação da Justiça Eleitoral. Então, eles conhecem ao vivo e a cores, os membros e  veem um julgamento real, em que é possível verificar a atuação da defesa ou a manifestação da procuradoria do Ministério Público e depois o voto de fundamentação do relator. A gente considera isso de suma importância para que eles vejam na prática como é a constituição do processo eleitoral”. 

Essa é mais uma ação coordenada pela EJE-MT, que visa instruir estudantes e continuar na missão de ampliar a consciência política e democrática do eleitorado do estado. 

Texto por: Maryelle Campos (Supervisão Nara Assis)

#DescriçãodaImagem: A imagem mostra a sala do plenário com a turma de estudantes sentados de frente acompanhando a sessão plenária, enquanto escutam a sustentação oral do advogado que está falando no púlpito. 

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento:

Dias úteis - 11h às 18h;

Sábados, domingos e feriados -  das 14h às 18h