Justiça Eleitoral capacita força tarefa para análise de contas de candidatos das Eleições 2018

Durante a campanha, cada candidato e partido devia informar qualquer recebimento ou pagamento num prazo de 72 horas à Justiça Eleitoral

Capacitação

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) iniciou nesta terça-feira (30.10) o treinamento da equipe técnica que fará a análise das prestações de contas de candidatos e partidos políticos que disputaram as Eleições 2018. A força tarefa dará prioridade aos candidatos eleitos e suplentes, uma vez que o material deve ser analisado com prazo máximo até três dias antes da diplomação. Cabe destacar que os candidatos eleitos que não prestarem contas não podem ser diplomados.

Durante a campanha, cada candidato e partido devia informar qualquer recebimento ou pagamento num prazo de 72 horas à Justiça Eleitoral. Eles deviam ter utilizado o Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). Agora os técnicos vão analisar toda a documentação comprovatória, sendo que diligências já estão previamente autorizadas para verificação da autenticidade dos documentos.

Além da análise por tarde dos servidores da Justiça Eleitoral, o TRE-MT, por meio de parcerias institucionais, irá cruzar dados com uma série de órgãos públicos. Serão checadas notas fiscais junto a Secretaria de Estado de Fazenda, rendimentos com a Receita Federal, movimentações financeiras com o Banco Central, entre outros procedimentos eletrônicos de controle. Após o cruzamento, cada prestação de contas receberá o seu relatório de pendências e situações para aprofundamento da Força Tarefa.

Pelo menos 30 servidores (trabalhadores do TRE e de outros órgãos federais e estaduais cedidos) vão fazer a análise técnica das contas. Eles vão emitir no processo uma opinião técnica sobre cada conta prestada, as situações contidas. A prestação de contas é encaminhada para manifestação do Ministério Público. Após este trabalho, o processo é encaminhado para emissão de decisão por parte do juiz relator.

Saiba mais aqui: http://www.tre-mt.jus.br/comunicacao/noticias/2018/Outubro/ultima-semana-para-candidatos-apresentarem-contas-de-campanha

 

Matéria Daniel Dino

Assessoria TRE-MT

Curta a página do TRE-MT no facebook

Acesse o TRE-MT no Flickr 

Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter

Siga o TRE-MT no Instagram

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30