Servidores do TRE-MT participaram do 1º Fórum Nacional de Chefes de Cartórios

Cinco servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) participaram, em Brasília, do 1º Fórum Nacional de Chefes de Cartórios, realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Durante o evento, realizado nos dias 26 e 27 deste mês, cerca de 200 chefes de cartórios eleitorais de todos os Estados e do Distrito Federal trocaram experiências e discutiram assuntos de interesse da Justiça Eleitoral.

O Fórum contou com a apresentação de painéis sobre projeto mesário voluntário, inclusão eleitoral do surdo, inserção de indígenas como mesários, segurança do processo eleitoral informatizado, coleta de dados biométricos, acessibilidade e reunião com partidos políticos, sistema de candidaturas externo (Candex)  para as Eleições/2016 e reforma política.

Sobre o tema mesário, os participantes do Fórum assistiram à apresentação de 20 projetos voltados para a valorização, capacitação, seleção e recrutamento de mesários, os quais foram criados por cartórios eleitorais de diversos TREs, e que após implementados, trouxeram resultados positivos.

“O evento trouxe excelentes ideias, práticas que deram certo em outros TREs. Nós servidores nos sentimos motivados a adotarmos essas inovações, que visam captar cada vez mais mesários voluntários, valorizando-os com os mais diversos incentivos, além de despertar neles a consciência de que são importantes para o processo eleitoral. Um dos projetos que achei interessante foi o desenvolvido pelo TRE do Rio de Janeiro, onde os mesários foram convidados a gravar vídeos, contando histórias vivenciadas nas Eleições. As melhoras foram premiadas com tablets”, frisou a chefe de cartório da 18ª Zona Eleitoral de Mato Grosos, Jelli de Moraes Gomes Anzolin. 

Participaram do evento, representando o TRE-MT, os servidores Adriano Meireles Borba, Sheila Lopes de Amorim Donadon, Jelli de Moraes Gomes Anzolin e Angela Aparecida Gabana de Queiroz, que atuam como chefes de cartórios, respectivamente das 8ª, 12ª, 18ª e 1ª Zonas Eleitorais. Também participou do Fórum, o servidor Gilvan Rodrigues de Oliveira, Chefe da Seção de Planejamento e Treinamento.

O Fórum foi organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, por meio do Grupo de Trabalho - Mesários que é composto por servidores dos TREs de Pernambuco, Minas Gerais, Piauí, São Paulo e do TSE.

 

Segurança das urnas

 

O primeiro painel do evento foi sobre a segurança da urna. O secretário de tecnologia de informação do TSE, Giuseppe Janino, falou sobre todas as etapas do processo de votação, que vai desde o cadastro de eleitores até a totalização do voto, e enfatizou que as urnas eletrônicas não são ligadas a nenhum dispositivo de rede, sendo esse fato uma barreira importante de segurança.  Outros pontos de segurança destacado foi a assinatura digital dos mais de 90 sistemas que integram o processo e a implantação da biometria.

O secretário destacou que o Brasil faz a maior eleição informatizada do mundo, que envolve 143 milhões de eleitores que votam em 456 mil seções eleitorais por meio de 532 mil urnas eletrônicas.

 

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30