Vantagens

Entre as principais vantagens do sistema de produção de energia solar, destacamos:

  1. É autossuficiente e renovável : Os sistemas fotovoltaicos são geradores de energia que utilizam a energia do sol como único combustível. Isso torna a tecnologia fotovoltaica extremamente confiável, devido à abundância e disponibilidade do sol na maioria das regiões do planeta. Tal característica traz uma vantagem competitiva enorme quando compara-se a tecnologia fotovoltaica com outras fontes de energia como hidrelétricas, carvão e gás. No caso do Brasil, por exemplo, onde mais de 60% da matriz energética corresponde à hidrelétricas, ficamos dependentes de regimes de chuva que mantenham os reservatórios em bons níveis de operação, além de fontes de backup com elevados custos de geração e constante intervencionismo do governo no preço da energia. Ser um autoprodutor de energia significa estar menos vulnerável aos preços impostos pelo governo, especialmente em virtude da implantação das denominadas “ bandeiras tarifárias ”.
  2. Não há ruídos, não há poluição: A geração fotovoltaica não provoca ruídos significativos e nem emite qualquer tipo de poluição. Isso permite que os sistemas sejam instalados em residências, sem prejudicar os moradores ou vizinhos. Além disso, é possível utilizar espaços ociosos como telhados e coberturas, eliminado a necessidade do comprometimento de áreas úteis para a instalação dos módulos fotovoltaicos. Porém é importante frisar a importância de um estudo prévio para o posicionamento dos módulos nos telhados, visando aumentar a eficiência de geração do sistema. Vale destacar que o projeto que subsidiou a presente contratação fez tal estudo e permitirá a utilização de quase toda a área coberta (telhados) deste órgão.
  3. Facilidade de instalação: A instalação de um sistema fotovoltaico é rápida e simples. Na maioria dos casos, os módulos e o inversor são fixados no telhado e paredes já existentes no imóvel, sem necessidade de estruturas adicionais. A string- box (quadro com dispositivos de proteção) geralmente é fixada próximo ao inversor. Mesmo com proteção UV, recomenda-se que todo cabeamento seja protegido por eletrodutos rígidos. O funcionamento do sistema também é muito simples. Uma vez instalados e averiguados todos os componentes, o inversor já pode ser configurado e testado. Após aprovação da concessionária, o sistema poderá ser ligado para início da geração. O prazo para aprovação do projeto e homologação junto à concessionária é regulado pela ANEEL e pode durar no máximo 34 dias, contados à partir da entrada do pedido. Vale destacar que nosso projeto já fora aprovado pela ENERGISA (concessionária local).
  4.  Baixo custo de manutenção: Os sistemas fotovoltaicos requerem baixíssimo esforço e custo de manutenção. Recomenda-se que os módulos sejam lavados com água a cada 6 (seis) meses. Porém a instalação dos módulos com uma  inclinação mínima faz que a própria chuva ajude na limpeza dos mesmos. A instalação do inversor e da string-box em locais protegidos e a utilização de eletrodutos rígidos nos cabeamentos também evitam o desgaste precoce dos componentes.
  5. Vida útil e retorno do investimento: A vida útil dos sistemas fotovoltaicos gira em torno de 25 anos, sendo que na maioria dos casos, o retorno do investimento acontece em cerca de 5 anos. Essa variação é devida ao local onde será instalado o sistema, já que o retorno do investimento depende do valor da tarifa de energia (a energia em MT é uma das mais caras do Brasil) e do potencial de geração solar do local (Cuiabá é um das cidades mais quentes do Brasil devido ao alto índice de irradiação solar). Quanto maior a tarifa da concessionária local (R$/kWh), mais vantajosa é a instalação de um sistema fotovoltaico e portanto, mais rápido será o retorno do investimento. Após o período de retorno do investimento, toda energia gerada pelo sistema pode ser considerada como lucro.
  6.  Valorização do imóvel: Estudos mostram que imóveis com sistemas fotovoltaicos instalados são mais atrativos para o mercado, já que trazem a solução pronta, proporcionando economia real para o futuro comprador.
  7. Sustentabilidade: Um dos principais impactos positivos da adoção de energia solar em órgãos públicos e empresas diz respeito à sustentabilidade e preservação do meio ambiente. O sol é uma fonte renovável e inesgotável de energia, e a conversão da solar para a elétrica não emite gases que provocam o efeito estufa. Além de ser bom para o planeta, inseri-la na política de sustentabilidade de sua empresa gera valor perante a sociedade e promove a redução dos custos fixos.
  8. Marketing “ do bem ”: A preocupação cada vez maior com o destino do planeta e o suprimento das gerações futuras, faz com que empresas amigas do meio ambiente sejam muito bem-vistas. A instalação de painéis fotovoltaicos e geração de energia solar podem melhorar, e muito, a imagem do seu negócio. Se apresentar como uma corporação empenhada em diminuir o impacto gerado por suas atividades, se preocupando com o bem-estar de seus funcionários, clientes e parceiros, pode consolidar e alavancar sua empresa, seja qual for o seu mercado de atuação.
  9. Praticidade na instalação: Por serem colocadas na parte exterior, geralmente no telhado das edificações, a instalação de painéis fotovoltaicos não costuma interferir na rotina de trabalho da instituição. Além disso, através da adoção do sistema plug-and-play (conectar e utilizar, em tradução livre), o processo se torna muito mais fácil e rápido, com o mínimo de interferência no sistema elétrico do edifício. O procedimento ainda permite a fácil expansão do sistema, no caso da instituição crescer e necessitar de uma maior geração de energia.