Audiodescrição

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso inclui audiodescrições em suas comunicações públicas, visando garantir que pessoas com deficiência visual tenham acesso pleno aos conteúdos divulgados. Essas audiodescrições consistem em  uma descrição detalhada das ações, elementos visuais como vestimentas, pessoas, expressões e cenários, bem como outras informações relevantes.

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso adota as hashtags #PraTodosVerem e #DescriçãodaImagem em todas as postagens do site institucional e nas redes sociais. Essas hashtags representam uma alternativa tecnológica inclusiva, buscando proporcionar acessibilidade inicialmente para pessoas com deficiência visual, mas estendendo-se a outras deficiências. Essa ferramenta permite a compreensão do conteúdo presente em imagens postadas, oferecendo uma descrição textual do que está retratado na foto ou arte compartilhada.


Exemplos:

TRE regulamenta primeira eleição no município de Boa Esperança do Norte (2024)

Instagram: Roda de Conversa: Mulheres no Poder: Celebrando conquistas, superando desafios e construindo um futuro mais equitativo. (2024)

Facebook: Faça a diferença! torne-se mesário voluntário. (2024)

TRE realiza mutirão em aldeia indígena (2024)

Cartório Eleitoral atesta acessibilidade em locais de votação (2024)

VI Colóquio de Direito Eleitoral

Mutirão eleitoral atenderá região rural de Farandú