TRE-MT e Câmara de Cuiabá firmam Acordo de Cooperação Técnica para fortalecer capacitação
Parceria ocorre por meio da Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso (EJE-MT) e a Escola do Legislativo

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) firmou parceria com a Câmara Municipal de Cuiabá com objetivo de realizar trabalho em conjunto na elaboração de atividades pedagógicas, cursos de formação, capacitação e aperfeiçoamento, projetos e programas de pesquisa, seja em modalidade presencial, à distância ou híbrida. A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) ocorreu nesta quinta-feira (29), no gabinete da desembargadora Serly Marcondes Alves, no prédio da Justiça Eleitoral no Estado, em Cuiabá.
A presidente da Câmara Municipal, Paula Calil (PL), foi representada naquele ato pela coordenadora da Escola do Legislativo, Amanda de Freitas Batista Fares; e pelo procurador-geral do Legislativo Municipal, Eustaquio Inácio Noronha Neto. O juiz-membro do TRE-MT, Welder Queiroz dos Santos, diretor da EJE-MT, também assinou a parceria e participou da cerimônia. A EJE-MT é braço da capacitação profissional da Justiça Eleitoral em Mato Grosso, com 20 anos de atuação.
O novo acordo tem o objetivo de compartilhar as atividades realizadas pelas escolas e aprimorar a formação técnica de servidores. A presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, enalteceu o acordo e indicou perspectivas acerca das Eleições de 2026. “Estou muito contente com este acordo. Por meio dele, treinaremos nossos servidores para o enfrentamento de situações que possam ocorrer em todo o procedimento eleitoral até o dia da eleição. Ele visa trabalhar questões internas das instituições e entender onde estão os eleitores”. A magistrada também manifestou o interesse do TRE-MT em firmar novos acordos com órgãos da administração pública.
A coordenadora da Escola do Legislativo afirmou que a parceria pretende expandir o aprendizado técnico dentro e fora das instituições. “Pretendemos fazer uma capacitação aos nossos servidores em relação às Eleições deste ano. Tentaremos multiplicar esse grande conhecimento, como já fazemos com o ‘Cuiabaninhos’ e o ‘Vai Escola’”, destacou Amanda Fares. Os dois projetos buscam estimular a participação política de jovens estudantes.
Welder Queiroz salientou a importância da ação para a sociedade e para o serviço público. “Essa cooperação contribuirá muito não só para a capacitação de servidores, como também na ampliação da conscientização dos cidadãos, conjugando esforços entre as duas instituições por mais formação eleitoral e melhoria da qualidade dos serviços prestados à população”, avaliou o diretor da EJE-MT. No âmbito do Poder Legislativo, o objetivo do acordo é levar aos parlamentares e servidores o entendimento dos prazos e leis eleitorais. Já em relação ao Poder Judiciário, a parceria auxilia no aperfeiçoamento da formação técnica e no alcance dos eleitores e das eleitoras para a conscientização da importância de exercer a cidadania.
O procurador-geral da Câmara de Cuiabá destacou o potencial da ação na distribuição de saberes à população. “A Câmara Municipal assim com o TRE-MT deve estar próxima do eleitor por mais consciência eleitoral e cidadania. É uma oportunidade de compartilhar o sucesso de programas das duas instituições em andamento. Por outro lado, representa a chance de oferecermos um melhor serviço à população com os programas e projetos voltados para servidores e para seus parlamentares”, enfatizou Eustaquio Inácio Noronha Neto.
Estagiária: Laís Guilherme (supervisão do jornalista Anderson Pinho)
#PraTodosVerem: A imagem mostra representantes do TRE-MT e da Câmara de Cuiabá reunidos em torno de uma mesa. Há documentos e itens de papelaria espalhados por ela. Ao fundo, é possível ver um grande mapa do estado de Mato Grosso. No final da matéria, há uma galeria de fotos.






