Mutirão eleitoral leva cidadania e inclusão a idosos do Abrigo Bom Jesus de Cuiabá
Atendimentos foram oferecidos aos 97 moradores do lar, além de funcionários e voluntários do local

Uma oportunidade de regularizar título eleitoral, cadastrar a biometria e fazer outros serviços, mas, acima de tudo, um gesto de atenção e cuidado. Assim foi realizado o mutirão na Fundação Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, nesta sexta-feira (05.09). Os 97 idosos e idosas que vivem na casa foram atendidos, além da disponibilização do atendimento aos 75 trabalhadores(as) e voluntários(as) da instituição.
Seu José Francelino da Silva, de 84 anos de idade, foi uma das pessoas atendidas. Ele cadastrou a biometria e ficou muito feliz ao regularizar a situação junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), mesmo com o voto facultativo, por conta da idade. “Fiz a minha biometria e peguei o título, agora posso voltar a participar da eleição. Se Deus quiser, vou votar na próxima eleição”, disse, animado. Ele contou que vive há cerca de um ano no abrigo, sendo que chegou ao local pesando 30 kg, mas, hoje, está bem de saúde e auxilia na fundação como voluntário.
Também não sendo mais obrigada a votar, dona Amália Maria de Oliveira fez questão de atualizar o título eleitoral, aos 86 anos de idade. Segundo ela, a ida do TRE-MT até o abrigo facilitou muito o acesso ao serviço. “Com certeza, facilitou muito. Cadastrei a biometria, e eu acho importante continuar votando. Pretendo votar na próxima eleição”, destacou ela, que completará 87 anos no próximo dia 12 de setembro.
O acesso ao voto também será facilitado pelos idosos e idosas atendidos na Fundação Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, já que desde a última eleição, em 2024, a instituição é um local de votação da Justiça Eleitoral. A realização do mutirão seguiu determinação da juíza cz 51ª Zona Eleitoral, Rita Soraya Tolentino de Barros, e faz parte da campanha Biometria 100%, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) do TRE-MT, que busca ampliar o cadastramento biométrico de eleitores em 2025 para, no mínimo, 98% no estado.
Mutirões eleitorais em abrigos e casas de acolhimento de idosos visam oportunizar a regularização eleitoral para o exercício do direito ao voto de todos os cidadãos e cidadãs, como frisou o servidor da 51ª Zona Eleitoral, Elizeu Gomes Vieira. “A Justiça Eleitoral é inclusiva, por isso atendemos a esta demanda dos idosos, além de colaboradores, entre voluntários e as pessoas que são funcionárias fixas. O objetivo é justamente oferecer estes serviços para que estas pessoas continuem exercendo seu direito ao voto e à cidadania”.
Para o gestor administrativo da Fundação, Emerson Cássio Fernandes dos Santos, a iniciativa da Justiça Eleitoral de Mato Grosso está alinhada à missão do abrigo, que é garantir os direitos dos idosos e idosas institucionalizados. “Hoje, para tirarmos um idoso do abrigo e levar até um ponto de atendimento do TRE-MT para fazer o cadastro biométrico, acaba sendo muito custoso para o próprio idoso, pois muitos deles são acamados, usam cadeiras de rodas e a locomoção é muito difícil. Essa sensibilidade do TRE-MT em mandar sua equipe para fazer esse trabalho é de uma grandeza indescritível, porque dá oportunidade ao idoso, muitas vezes, abandonado e em situação de vulnerabilidade, para que ele possa exercer plenamente o seu direito à cidadania”.
Como ajudar
Representando um lar para 97 idosos e idosas com idades entre 60 e 108 anos, o abrigo está localizado na Av. Dr. Hélio Ponce de Arruda, 178 (acesso pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE), ao lado da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada (13ª BIMtz). Atuam cerca de 75 profissionais, entre cuidadores(as), técnicos(as) de enfermagem, apoio administrativo, serviços gerais, profissionais da lavanderia, da cozinha, da portaria, do almoxarifado e dos plantões.
A instituição é filantrópica, ou seja, sobrevive do trabalho voluntário, de doações e de contribuições da sociedade. Portanto, as doações garantem alimentação, atendimento e tratamento da população acolhida. Atualmente, o Abrigo Bom Jesus de Cuiabá necessita de doações de sacos de lixo, itens de higiene pessoal (como desodorante aerossol) e luvas descartáveis. Saiba como doar e contribuir com tempo e produtos acessando o site da instituição: https://abrigobomjesus.com.br/.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: A imagem mostra um idoso sendo atendido por um servidor da Justiça Eleitoral, em um mutirão realizado no Abrigo Bom Jesus de Cuiabá. O homem, de óculos escuros, está fazendo o cadastro biométrico, posicionando a mão sobre o leitor de digitais, enquanto o atendente o auxilia. Ambos estão em um ambiente de escritório, com computador e equipamentos de registro biométrico. Ao final da matéria, tem mais fotos do mutirão.