TRE-MT confirma participação no Caveiras Moto Festival em Rondonópolis
Além de música e motores, festival terá estande da Justiça Eleitoral para cadastro biométrico de eleitores.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) marcará presença no 9º Caveiras Moto Festival, que será realizado nos dias 12 e 13 de setembro de 2025, no Parque Municipal Lamartine da Nóbrega – Encontro das Águas, em Rondonópolis. Além de curtir muito rock, liberdade e motores roncando, o público terá a oportunidade de cadastrar a biometria eleitoral diretamente no estande do TRE-MT, garantindo sua regularidade com a Justiça Eleitoral.
O atendimento funcionará em dois dias:
- Sexta-feira (12/09): das 17h às 21h
- Sábado (13/09): das 18h30 às 21h30
A entrada será 1 kg de alimento não perecível ou ração pet. “O eleitor poderá aproveitar o festival e, ao mesmo tempo, ficar em dia com a democracia. É uma forma inovadora de aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade”, destacou a chefe de cartório da 10ª Zona Eleitoral, Hiromi Mizobe.
Atualmente, dos 170 mil eleitores de Rondonópolis, apenas 8.229 ainda não cadastraram sua biometria. “Estamos com 95% dos eleitores cadastrados, falta pouco para completarmos e talvez sermos um dos primeiros municípios do Brasil a termos 100% dos eleitores com seus registros biométricos, garantindo uma eleição ainda mais rápida e segura”, completou Hiromi.
Biometria fortalece a segurança do processo eleitoral
A biometria eleitoral é o sistema de identificação do eleitor por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. O procedimento é pessoal e intransferível, assegurando que cada cidadão vote apenas uma vez e impedindo a tentativa de fraude por meio da utilização de dados de terceiros.
No dia da eleição, o eleitor confirma sua identidade ao posicionar o dedo no leitor biométrico e, em seguida, é autorizado a votar na urna eletrônica. Durante o cadastro biométrico, também são atualizados dados pessoais e a fotografia do eleitor, o que amplia a confiabilidade do registro.
A tecnologia representa um importante avanço para a democracia brasileira, ao garantir maior segurança, autenticidade e agilidade no processo de votação, reduzir filas, prevenir fraudes e aumentar a confiabilidade dos resultados eleitorais.
Daniel Dino
Assessoria TRE-MT