Mutirões em Colniza incentivam jovens a tirarem primeiro título de eleitor

As ações resultaram no atendimento de 258 pessoas, sendo que a maioria foi o público jovem

TRE-MT Mutirões em Colniza incentivam jovens a tirarem primeiro título de eleitor

Dois mutirões de atendimento eleitoral foram realizados em Colniza, município pertencente à 11ª Zona Eleitoral, com sede em Aripuanã, visando estimular a participação política dos jovens que ainda não possuem título de eleitor. No total, foram atendidas 258 pessoas, entre os dias 25 e 28 de agosto.  

 

Nos dias 27 e 28 de agosto, o mutirão ocorreu na Escola Estadual Eduardo Luiz de Souza, no bairro Bela Vista. Na ocasião, 129 pessoas procuraram os serviços eleitorais, resultando em 92 novos alistamentos de eleitores e eleitoras na faixa etária de 15 a 18 anos. 

 

O primeiro evento ocorreu na Escola Estadual Bernadinho Gomes da Luz, localizada na região central da cidade, nos dias 25 e 26 de agosto. Ao todo, 129 cidadãos e cidadãs foram atendidos, sendo registrados 92 alistamentos de jovens entre 15 e 18 anos de idade. 

 

Os mutirões têm papel essencial na ampliação do acesso da população aos serviços da Justiça Eleitoral. Além de aproximar a instituição da comunidade, a iniciativa reforça a importância da participação cidadã desde a juventude, conforme reforça o juiz da 11ª Zona Eleitoral, Guilherme Leite Roriz. 

 

“Nós preparamos uma sequência de mutirões nos meses de agosto e setembro em Colniza, tanto para a zona urbana quanto a rural. O objetivo principal é aumentar o índice de biometria, mas também focamos no alistamento de novos eleitores. Assim, optamos por direcionar os atendimentos às escolas de Ensino Médio, para atender as pessoas dos bairros mais distantes do Posto Eleitoral e, também, para alistar títulos os novos eleitores a partir 15 anos de idade, que poderão participar das Eleições Gerais de 2026”, ressalta o magistrado. 

 

Jornalista: Nara Assis 

 

#PraTodosVerem: A imagem mostra um atendimento eleitoral sendo realizado em uma sala. Uma jovem, vestindo uma jaqueta com a inscrição “Escola Militar Tiradentes” nas costas, está sentada diante de um computador, enquanto um servidor da Justiça Eleitoral, de óculos e camisa azul, conduz o procedimento. Ao fundo, há outros equipamentos e pessoas em atendimento. 

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento: Dias úteis - 7h30 às 13h30.