Corregedor Regional Eleitoral recebe visita dos novos juízes-membros substitutos
Francisco Ney Gaíva e Flávio Fraga e Silva receberam o boas-vindas durante encontro institucional, que serviu para discutir ações estratégicas voltadas ao planejamento das eleições de 2026

O corregedor Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Marcos Machado, recebeu nesta segunda (13) a visita dos dois novos juízes-membros substitutos. Francisco Ney Gaíva e Flávio Fraga e Silva receberam o boas-vindas durante encontro institucional, que serviu para discutir ações estratégicas voltadas ao planejamento das eleições de 2026.
Durante reunião, o corregedor apresentou o Plano de Ação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) para as Eleições Gerais do próximo ano. Entre elas, está a campanha Biometria 100%, que tem como objetivo ampliar a cobertura da coleta biométrica no estado para, pelo menos, 98% do eleitorado até o fim de 2025.
Como parte do planejamento estratégico, criação do Dia “E”, neste mês, também foi apresentada aos magistrados. A data, em alusão ao termo “Eleitoral”, busca ao menos um mutirão nos dias 14 ou 15 de novembro em todas as 57 zonas eleitorais de Mato Grosso. Na semana passada, o corregedor comandou uma reunião com juizes eleitorais para alinhar estratégias visando a ampliação do cadastramento biométrico no Estado.
Marcos Machado colocou a Corregedoria Regional Eleitoral (TRE-MT) à disposição dos juízes, além de convidá-los para assumirem o cargo de juízes-auxiliares da Propaganda. Os magistrados atuarão especificamente durante o período eleitoral, a fim de fiscalizar, julgar e tomar decisões relacionadas à propaganda em todo o período. “A Corregedoria está sempre à disposição de novos membros. Estamos alinhando as ações para garantir um bom planejamento no próximo ano”, declarou Marcos Machado.
Os dois novos magistrados da instituição foram empossados nos seus respectivos cargos no dia 2 de outubro pela presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, em solenidade no gabinete da Presidência da Instituição. Enquanto Francisco Ney Gaíva é juiz-membro substituto na categoria juiz de Direito, Flávio Fraga e Silva é juiz-membro substituto na categoria juiz federal.
Flávio Fraga e Silva é natural de Rio Branco (AC) e atualmente atua na Seção Judiciária de Mato Grosso. Foi promotor de Justiça do Estado de Mato Grosso, exercendo a função de promotor eleitoral titular da 50ª Zona Eleitoral de Nova Monte Verde e de promotor eleitoral substituto nas Zonas Eleitorais da 24ª (Alta Floresta) e da 50ª (Nova Monte Verde).
Francisco Ney Gaíva é natural de Cuiabá e ingressou na magistratura em 2004. Sua primeira atuação na Justiça Eleitoral mato-grossense foi como juiz eleitoral substituto na 60ª Zona Eleitoral, em Campo Novo do Parecis, em 2006. Atuou ainda como juiz eleitoral titular na 56ª ZE (Brasnorte), 48ª ZE (Cotriguaçú), 12ª ZE (Campo Verde) e 14ª ZE (Jaciara).
Estagiária: Laís Guilherme (supervisão do jornalista Anderson Pinho)
#PraTodosVerem: A imagem mostra três homens no gabinee do TRE-MT. No centro, está o desembargador Marcos Machado e, ao lado, os juízes Francisco Ney Gaíva e Flávio Fraga e Silva. No fundo, estão três bandeiras.