TRE-MT lança campanha para fortalecer qualidade no atendimento e diálogo junto a sociedade
Campanha “Realizando Valores Institucionais” incentiva práticas de respeito, empatia e escuta ativa no atendimento da Justiça Eleitoral e reforça o compromisso do TRE-MT com o fortalecimento da democracia

A forma como o cidadão é acolhido pela Justiça Eleitoral diz muito sobre a democracia que se constrói no dia a dia. Com esse propósito, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) lançou nesta segunda-feira (13.10) a campanha “Realizando Valores Institucionais”, que estimula práticas baseadas em respeito, empatia e escuta ativa. Serão distribuídos cartazes em todas as zonas eleitorais do Estado com este conteúdo, além da oferta de cursos para todos os atendentes sobre a temática.
A presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, destacou que o projeto reflete o compromisso da instituição com o fortalecimento da democracia por meio do comportamento ético e do respeito nas relações de trabalho e de atendimento ao público. “A democracia se sustenta no diálogo e na confiança. O modo como o servidor público atende o cidadão expressa o compromisso do Estado com a dignidade de cada pessoa. Esse projeto reafirma o papel da Justiça Eleitoral como instituição de credibilidade, que serve com transparência, respeito e empatia.”
A campanha foi idealizada pela Ouvidoria Eleitoral e Ouvidora da Mulher. “Quando o cidadão é acolhido com respeito, ele se reconhece na instituição e entende que faz parte do processo democrático. Essa iniciativa reforça o papel da Justiça Eleitoral como espaço de diálogo, igualdade e inclusão, onde cada pessoa é ouvida e considerada”, avaliou a juíza Juliana Maria da Paixão Araújo, ouvidora da Mulher no TRE-MT. Ela também observou que a iniciativa dialoga com as ações de combate à violência institucional e de valorização da diversidade, temas que fazem parte das atribuições da Ouvidoria da Mulher.
Já para o ouvidor Eleitoral, juiz Luis Otávio Pereira Marques, o atendimento ao público é o primeiro passo para o fortalecimento da confiança na Justiça Eleitoral. “A Justiça Eleitoral acredita que a democracia começa na forma como nos tratamos. A Ouvidoria Eleitoral reafirma esse compromisso: acolher com respeito, ouvir com atenção e servir com gentileza. O exercício do voto começa muito antes da eleição — começa no diálogo e na empatia de cada atendimento.”
O magistrado reforçou ainda que o relacionamento humano está no centro da atuação democrática. “A forma como nos relacionamos no dia a dia reflete o compromisso que temos com a democracia. Cada gesto de respeito e cada palavra gentil fortalecem o vínculo entre o cidadão e a Justiça Eleitoral. Quando servidor e eleitor se tratam com empatia, o resultado é um atendimento de qualidade e uma eleição que começa bem antes do dia da votação.”
A CAMPANHA
A campanha “Realizando Valores Institucionais” faz parte de um movimento permanente de valorização do servidor e de aprimoramento do serviço público, temas que orientam as metas de governança do Tribunal. Ela inclui ações de capacitação e sensibilização de servidores e colaboradores. Todos estão sendo convidados a participar de cursos gratuitos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap):
Noções Básicas de Atendimento ao Cidadão (20h)
Diversidade e Inclusão no Ambiente de Trabalho (20h)
As formações são supervisionadas pela Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (CED/SGP) e contam para o Adicional de Qualificação (AQ). O objetivo é estimular o aprimoramento contínuo e a consciência de que cada atendimento realizado pelo TRE-MT é uma oportunidade de fortalecer o vínculo entre Estado e sociedade.
Entre as frases que estampam o material visual, destacam-se:
“A democracia começa na forma como nos tratamos.”
“Gentileza do servidor + gentileza do eleitor = atendimento de qualidade.”
“Na Justiça Eleitoral, todos têm o mesmo objetivo: garantir sua cidadania.”
São mensagens que buscam reforçar o ato de ouvir o cidadão com atenção e tratá-lo com respeito.
A campanha foi aprovada pela Presidência do Tribunal por meio da Decisão nº 0999274/2025, possui valores que orientam o Planejamento Estratégico do TRE-MT. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Ouvidoria Eleitoral e da Ouvidoria da Mulher, sendo realizada pela Assessoria de Comunicação, e apoio da Secretaria de Gestão de Pessoas.
Daniel Dino
Assessoria TRE-MT