Justiça Eleitoral leva atendimentos a comunidades rurais e distrito de Confresa
Rodada de mutirões é uma continuidade de iniciativa promovida com o intuito de ampliar o cadastro biométrico

Dando continuidade à série de mutirões iniciada em Confresa (1.027 km de Cuiabá), a 28ª Zona Eleitoral, com sede em Porto Alegre do Norte (mil km da Capital), levará a iniciativa a quatro comunidades rurais e um distrito, nos próximos dias. O principal objetivo é ampliar o cadastramento biométrico do eleitorado, além de oferecer acesso a outros serviços eleitorais.
Os atendimentos itinerantes têm se mostrado eficazes na busca pela ampliação do cadastro da biometria. Na 28ª Zona Eleitoral, por exemplo, antes do início desta série de mutirões, em 26 de setembro deste ano, do total de 40.668 pessoas aptas ao voto, 23.913, ou seja, 58,80% tinham cadastrado a biometria. Agora, o número de eleitorado apto saltou para 40.851, sendo que deste total, 25.116, o que corresponde a 61,48%, já fizeram o cadastro biométrico.
Em Confresa, que é o foco desta rodada de mutirões, do total de 23.841 pessoas aptas a votarem, 10.905, ou seja, 45,74% estão com a biometria coletada. O Projeto de Assentamento (PA) Santo Antônio do Fontoura I - Pé de Caju, pertencente ao município de Confresa, será o próximo contemplado. Os atendimentos ocorrerão nesta terça-feira (14.10), na Escola Estadual Santo Antônio, das 9h às 16h. Nesta localidade, há 256 pessoas aptas ao voto que ainda não cadastraram a biometria.
Na quarta-feira (15.10), será a vez do Projeto de Assentamento (PA) Jacaré Valente I, onde o mutirão ocorrerá na Escola Municipal Jacaré Valente I, também das 9h às 16h. Já na quinta-feira (16.10), a equipe da Justiça Eleitoral irá até a Vila Novo Planalto. Os serviços serão oferecidos na Escola Estadual Antônio Alves Dias, no mesmo horário. Nestes dois locais, há 598 eleitores e eleitoras que precisam cadastrar a biometria.
O mutirão continua na sexta-feira (17.10) e no sábado (18.10), no distrito De Nova Esperança - Vila Três Flechas, onde os atendimentos ocorrerão na Escola Municipal Pau Brasil, das 9h às 16h, com o objetivo de alcançar 319 pessoas sem biometria. Mantendo o mesmo horário, a iniciativa segue para o Projeto de Assentamento (PA) Confresa Roncador - Projeto Lumiar. Lá, os serviços serão oferecidos na Escola Estadual Sol Nascente, visando atingir 359 eleitores e eleitoras que ainda não fizeram o cadastro biométrico.
O juiz da 28ª Zona Eleitoral, Caio Almeida Neves Martins, convoca a população para esta, que é uma oportunidade de regularizar a situação. “É muito importante que os eleitores e eleitoras que ainda não têm biometria coletada no município de Confresa compareçam ao mutirão, tendo em vista que é o município que tem menos pessoas com biometria no estado de Mato Grosso. Também ressalto que a coleta da biometria é muito importante para a segurança das eleições, para garantir que o voto seja realmente colocado na urna pelo próprio eleitor”, frisa.
Serviço
A descentralização do atendimento é uma medida do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), que visa ampliar o acesso da população aos serviços eleitorais. Para cadastrar a biometria, basta levar um documento oficial com foto. No caso de alistamento (confecção do 1º título), transferência de endereço ou regularização de título, é preciso apresentar, também, um comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 anos devem apresentar, ainda, o comprovante de quitação militar para tirar o primeiro título.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: A imagem mostra três escolas em área rural. Os prédios têm paredes em tons de verde e azul, telhado de telha cerâmica e estão cercados por chão de terra. Em uma das fachadas, aparece uma placa com o nome “Escola Municipal Sol Nascente”. As vias de acesso são simples, com calçadas de cimento e vegetação baixa ao redor. O céu está limpo, com algumas nuvens, indicando um dia ensolarado.