TRE-MT intensifica ações para cumprimento das metas do CNJ
Presidente Serly Marcondes destaca união de esforços e afirma estar “comprometida e pronta” para garantir a evolução do desempenho institucional

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) reforçou seu comprometimento com a melhoria contínua da prestação jurisdicional ao realizar, nesta terça-feira (29.07), uma reunião do Comitê de Gestão Estratégica e Judiciária (Cejud) para monitorar o andamento das metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o ano de 2025. A reunião teve como foco principal os indicadores de produtividade, como o tempo médio de tramitação dos processos, taxa de congestionamento e arquivamento de ações, tanto no primeiro quanto no segundo grau de jurisdição.
Durante o encontro, liderado pela presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, foram apresentados dados que indicam avanço significativo em diversos pontos, com destaque para a possibilidade real de alcançar a pontuação máxima em metas como o tempo médio de tramitação e a taxa de congestionamento.
“Quero agradecer a todas as áreas que já pontuaram. Isso mostra que este Tribunal segue comprometido com o cumprimento das metas, independentemente da gestão. Temos dois dias até o fim do prazo e estou totalmente à disposição para conversar com quem for necessário. Lutamos até o fim. Estou bem mais tranquila e motivada para que, no próximo semestre, possamos continuar com esse mesmo comprometimento”, afirmou a presidente.
Além de parabenizar o desempenho das unidades, Serly Marcondes colocou-se à disposição para agir institucionalmente junto ao CNJ, inclusive com tratativas presenciais, visando o reconhecimento de indicadores que já refletem o esforço técnico do tribunal.
A apresentação dos números foi conduzida pelo assessor de Gestão Estratégica do TRE-MT, Márcio Conceição de Lara Cunha, que fez um panorama detalhado do desempenho das unidades e os desafios ainda existentes para garantir o melhor resultado possível. Ele explicou que, apesar de oscilações pontuais, o tribunal está próximo de atingir as pontuações máximas nas principais metas avaliadas.
“Estamos com indicadores favoráveis e ações técnicas alinhadas para garantir a pontuação máxima em áreas estratégicas. Além disso, estamos atentos a inconsistências identificadas nos dados do DataJud que podem impactar diretamente a avaliação final do CNJ”, explicou Márcio.
Resultado esperado: mais eficiência e melhores serviços à sociedade
O objetivo do trabalho é claro: garantir uma Justiça Eleitoral mais célere, eficiente e transparente para a sociedade mato-grossense, valorizando o planejamento estratégico como ferramenta de gestão pública qualificada. “Estamos fazendo o possível dentro da legalidade, da responsabilidade e da tranquilidade. Tenho certeza de que o próximo semestre será ainda melhor, com todos nós comprometidos em fazer o nosso melhor para entregar à sociedade um tribunal mais organizado e eficiente”, concluiu Serly Marcondes.
A reunião contou com a participação de integrantes da Presidência, Corregedoria, Diretoria-Geral, Secretaria Judiciária, Secretaria de Tecnologia da Informação, cartórios eleitorais e unidades estratégicas.
As metas nacionais do Poder Judiciário são definidas anualmente pelo CNJ e têm como objetivo estimular a eficiência e o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, especialmente no que diz respeito à celeridade, transparência, inovação e produtividade. O cumprimento dessas metas é monitorado por meio de indicadores oficiais como tempo médio de tramitação, taxa de congestionamento, julgamento de processos antigos e saneamento de dados processuais.
Daniel Dino
Assessoria TRE-MT