ELEIÇÕES 2024: TRE-MT avalia sistemas de transmissão de dados via satélite
O TRE-MT continuará acompanhando de perto as inovações tecnológicas, promovendo testes e avaliações para determinar quais sistemas e tecnologias são mais adequados para garantir a confiabilidade e a celeridade do processo eleitoral no estado.
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) está empenhado em avaliar novas tecnologias que possam aprimorar o processo eleitoral e garantir a eficiência na totalização dos resultados. Nesta sexta-feira (02.06), foram realizados testes para comparar a capacidade de conexão da internet Starlink com o atual sistema de Serviços Móveis de Comunicação Via Satélite (SMSATs), utilizado para transmitir os dados das urnas eletrônicas instaladas em locais remotos para a sede do TRE-MT em Cuiabá.
Durante os testes, a diferença de velocidade entre os dois sistemas chamou a atenção. Enquanto os SMSATs, utilizando a tecnologia BGANs, alcançaram velocidades entre 500 e 700 kbps, o Starlink atingiu uma velocidade de aproximadamente 180 Mbps. Essa disparidade de resultados levou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-MT, Carlos Cândido, a enfatizar a importância de uma avaliação criteriosa.
“Embora o Starlink tenha apresentado resultados de velocidade superiores, é necessário considerar outros fatores na tomada de decisão. Em experiências realizadas no Estado do Pará, verificou-se que o Starlink enfrentou dificuldades de conexão em períodos nublados, devido à distância relativamente curta dos satélites utilizados pelo sistema em comparação com os SMSATs. Além disso, o sinal dos dois sistemas trabalha em frequências diferentes, o que pode influenciar na estabilidade da conexão”, destacou.
O secretário ressaltou que é essencial avaliar até que ponto as mudanças tecnológicas podem contribuir para o processo eleitoral, sem comprometer a eficiência do sistema. “O objetivo é buscar soluções que ofereçam segurança, transparência e agilidade no envio dos dados das urnas eletrônicas, levando em consideração a confiabilidade e a disponibilidade, especialmente em áreas remotas e de difícil acesso”.
O TRE-MT continuará acompanhando de perto as inovações tecnológicas, promovendo testes e avaliações para determinar quais sistemas e tecnologias são mais adequados para garantir a confiabilidade e a celeridade do processo eleitoral no estado. O foco principal é aprimorar a experiência de votação dos eleitores e fortalecer a democracia por meio de um sistema eleitoral moderno e eficiente.
Daniel Dino
Assessoria TRE-MT
#PraTodosVerem: imagem contendo no plano de fundo em marca d'água com quadriculados em tom cinza claro um computador e um satélite. Acima uma faixa azul clara com o dizer: Tecnologia. Outra faixa centralizada também em tom azul contendo a palavra: Transmissão da Dados.