Justiça do Trabalho recebe apoio do TRE-MT para a 7ª Corrida do Trabalho, em Cuiabá

Tema “Voto Livre – Corra do Assédio Eleitoral” conecta o TRT-MT aos esforços da Justiça Eleitoral em Mato Grosso para que o voto reflita uma escolha individual e intransferível do(a) eleitor(a)

Justiça do Trabalho recebe apoio do TRE-MT para a 7ª Corrida do Trabalho, em Cuiabá

A edição 2026 da Corrida do Trabalho ganhou, nesta sexta-feira (30), o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) para a tradicional prova do atletismo mato-grossense. Em sua 7ª edição, o evento desportivo traz como tema “Voto Livre – Corra do Assédio Eleitoral”, recorte que se conecta aos esforços da Justiça Eleitoral em Mato Grosso para tornar o voto uma escolha individual e intransferível do eleitor. A adesão foi manifestada pela desembargadora Serly Marcondes Alves, presidente da Corte Eleitoral, aos desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MT) Aguimar Peixoto (presidente) e Eleonora Lacerda (vice-presidente).

Durante reunião na sede do TRT-MT, a organização apresentou à comitiva do TRE-MT os preparativos para o evento, realizado tradicionalmente no dia 1º de maio — Dia do Trabalhador —, bem como as parcerias já celebradas com entidades e instituições. A Comissão Organizadora da 7ª Corrida do Trabalho apresentou a proposta de ações em parceria com o TRE-MT, que inclui a oferta de uma tenda para o funcionamento de um Posto de Atendimento Eleitoral, com serviços como cadastramento biométrico, transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados, emissão de segunda via do título de eleitor e a possibilidade de regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral.

As duas instituições já iniciaram as tratativas para escolher a melhor forma de oferecer serviços eleitorais a corredores e à sociedade em geral no dia da prova. Outra proposta é utilizar a urna eletrônica como equipamento para um quiz, com possível premiação, enfocando a questão do assédio eleitoral e informações pertinentes à sua prática e às formas de denúncia junto às autoridades que fiscalizam a aplicação da legislação trabalhista. As novidades sobre a corrida serão anunciadas pela Comissão Organizadora em breve. A presidente do TRE-MT expressou gratidão pelo convite e disse estar animada com a parceria e com a possibilidade de falar sobre o assédio moral e de levar serviços ao cidadão.

“Estas duas instituições estão visceralmente ligadas na construção de um eleitor e de um trabalhador conscientes de seus direitos, fazendo o enfrentamento do assédio eleitoral. Essa parceria é fundamental, é importante, é histórica. O eleitor precisa sentir que está tudo bem fazer a parte dele e que ninguém pode tirar o seu espaço de manifestar livremente a sua intenção de voto. Trata-se dos direitos, da liberdade do voto, da liberdade de poder trabalhar e saber que isso não está sendo ameaçado, inclusive pelo direito de votar no dia 4 de outubro”, avaliou Serly Marcondes Alves.

O presidente do TRT-MT reforçou o sentimento de satisfação em alinhar o tema da corrida deste ano aos trabalhos da Justiça Eleitoral na organização do pleito de 2026. “A chegada do TRE-MT é bem-vinda e caminha em direção ao fortalecimento da parceria entre os dois tribunais. O tema central une as duas instituições na proteção do eleitor e do trabalhador, ao mesmo tempo em que atua como uma ação afirmativa, pois a corrida acaba se tornando um ambiente para disseminar informações preventivas sobre essa prática”, reforçou Aguimar Peixoto.

A desembargadora Eleonora Lacerda comemorou o resultado da parceria e disse que a prova deste ano vem com muitas novidades. “É muito legal receber a confirmação da parceria com a Justiça Eleitoral em Mato Grosso, de que, nesta Corrida do Trabalho, o TRE-MT estará conosco. Então, a gente já está com muitas ideias, coisas que vão ser divertidas e coisas que serão de ensinamento antes e depois da prova”, reforçou a vice-presidente do TRT, que é a coordenadora da 7ª Corrida do Trabalho.

Cassações

A presidente do TRE-MT destacou que, graças ao trabalho realizado pela Justiça do Trabalho, a Justiça Eleitoral tem conseguido atuar de forma eficaz diante de práticas que ferem o direito sagrado do eleitorado. “Trata-se de uma ação coordenada de enfrentamento, em que a gente não pode perder o espaço já construído diante desse tipo de matéria. A Justiça do Trabalho nos ajudou muito nesse enfrentamento, o que teve efeitos diretos na Justiça Eleitoral. Os crimes de assédio eleitoral apreciados na Justiça do Trabalho têm efeito também nas cassações daqueles que, de forma indireta, se beneficiaram dessas práticas”, completou a desembargadora Serly Marcondes Alves.

Participaram da reunião os juízes auxiliares da Presidência, Ieda Lima (TRT-MT) e Luís Aparecido Bortolussi Júnior (TRE-MT), os servidores da Justiça Eleitoral Mauro Sérgio Rodrigues Diogo (diretor-geral), Sueli Sanae Shimada Ueda (assessora da Presidência) e Hernandesio de Lima (assessor jurídico), além de Juliana Giachin, assessora da desembargadora Serly Marcondes Alves no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, e do coordenador de Comunicação Social do TRT (23ª Região), Zequias Pinheiro Nobre Junior.

Jornalista Anderson Pinho

#PraTodosVerem - A imagem mostra um grupo de autoridades e servidores do TRE-MT e TRT-MT posando para foto institucional em uma sala de reuniões do TRT da 23ª Região, em Cuiabá. Os participantes estão alinhados em frente a um painel com o logotipo do tribunal, ao lado de bandeiras oficiais, vestidos predominantemente com trajes formais. O ambiente é corporativo e solene, com mesa de reunião em primeiro plano, sugerindo um encontro institucional ou reunião oficial entre representantes de órgãos públicos.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento: Dias úteis - 7h30 às 13h30.

Política de privacidade

O Portal do TRE-MT utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com o nosso aviso de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.