Mutirão em Pontes e Lacerda foca em cadastramento biométrico de moradores da zona rural
A ação será no dia 9 de fevereiro, das 7h às 13h, aberta para atender toda a população

A Justiça Eleitoral estará em Pontes e Lacerda (444 km de distância da Capital) para atendimento de eleitores e eleitoras do município. A ação ocorrerá no estacionamento do Supermercado Supermais, localizado na Rua Ruth Ferreira Mazui, nº 1014, Bairro Centro, das 7h às 13h, no dia 9 de fevereiro. O cartório da 25ª Zona Eleitoral é responsável pelo mutirão, que tem foco no cadastramento biométrico.
Os serviços oferecidos, além da biometria, são: alistamento eleitoral (primeiro título), revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio, emissão de segunda via e de guia para recolhimento de multa eleitoral.
A cobertura biométrica da cidade é de 95,73%, o que representa um eleitorado de 31.782 pessoas, dentro de um universo de 33.782 indivíduos aptos a votarem. A ação foca nos 1.418 (4,27%) eleitores que ainda não fizeram o cadastramento da biometria.
“Estamos em ano eleitoral, a finalidade do atendimento é buscar a população em locais de grande movimentação. Escolhemos o início do mês porque muitas fazendas trazem seus colaboradores de ônibus para fazerem as compras nos supermercados da cidade. Então, estamos tentando atingir esse público da zona rural de Pontes e Lacerda, que tem maior dificuldade de comparecer ao Cartório Eleitoral”, explicou a chefe do Cartório da 25ª ZE, Adriana Ruzzante Gagliardi.
A Justiça Eleitoral é responsável por levar toda a estrutura necessária para os atendimentos, com dois servidores e dois kits biométricos. Cada kit é composto por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e cases para o transporte dos equipamentos. Os itens são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT) estimula, por meio da campanha “Biometria 100%”, a realização de mutirões e a participação dos cartórios eleitorais em eventos e ações nos municípios. Em todo o estado, a cobertura biométrica é de 91,72%, restando 212.192 eleitores que ainda não a realizaram.
Documentos necessários
É preciso apresentar documento oficial com foto, na versão física ou digital, para o atendimento acontecer. Em casos de alistamento, transferência ou mudança de domicílio, é necessário apresentar um comprovante de endereço atualizado, que pode ser em documento físico ou digital.
Todo e qualquer cidadão brasileiro tem o direito de ser atendido em mutirões da Justiça Eleitoral, ou seja, não é necessário morar no local ou residir na cidade onde a ação ocorre.
Entenda o que é biometria
A biometria é uma ferramenta de identificação por meio da impressão digital, que é coletada e armazenada, garantindo a proteção e que cada eleitor vote apenas uma vez, sem o risco de falsidade ideológica.
Representa um avanço na proteção e inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.
Estagiária: Natália Sarturi (supervisão jornalista Nara Assis)
#ParaTodosVerem: Imagem aérea de uma cidade de médio porte, com ruas organizadas e muitas casas de telhados avermelhados. Em destaque, no primeiro plano, há uma grande igreja branca com arquitetura moderna e área verde ao redor. Ao fundo, vê-se a expansão urbana com comércios, bairros residenciais e uma área de morros cobertos por vegetação, sob um céu claro.

