TRE-MT realiza atendimentos nas escolas na Semana Estadual do Alistamento Jovem
Ações são coordenadas pelas 57 Zonas Eleitorais em todo o estado, com foco em jovens entre 15 e 17 anos de idade

Aumentar a participação da juventude no processo democrático do estado de Mato Grosso é um dos desafios do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) para o pleito deste ano. Isso porque um público estimado em 157 mil jovens residentes no estado, com idades entre 15 e 17 anos, está invisível perante a Justiça Eleitoral. O cenário motivou a realização de uma ação específica focado neste público: a Semana Estadual do Alistamento Jovem, que será realizada na segunda semana de fevereiro, mas de forma concentrada e simultânea na próxima terça-feira (10.02).
Este dado é resultado de uma análise do cruzamento de dados do Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o Cadastro Eleitoral, que apontou um cenário preocupante: no Estado, apenas 59 mil jovens possuem título de eleitor e estão aptos a votarem nas eleições deste ano, o que corresponde a apenas 28% dentro da faixa etária.
A Semana do Alistamento Jovem visa à inclusão política da juventude e ao fortalecimento da cidadania no estado, com foco nas Eleições Gerais de 2026. Além da veiculação de campanha institucional, com peças publicitárias digitais, spots de rádio e vídeos nas redes sociais, a iniciativa prevê atendimentos itinerantes em escolas de todo o estado, coordenados pelas 57 Zonas Eleitorais. Será o chamado Dia “E”, com foco no alistamento eleitoral (confecção do 1º título) de jovens, em escolas do Ensino Médio.
“Esses números não representam apenas estatísticas, eles revelam vozes que ainda não estão plenamente integradas ao processo democrático. O cenário exige ação imediata e responsável. Não se trata apenas de ampliar o número de eleitores, mas de garantir que a juventude ocupe o espaço que lhe é de direito nas decisões que definem o presente e o futuro do nosso estado e do país”, destaca a presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves.
Para compreender a relevância dessa estatística, nas eleições de 2022, os dois deputados federais eleitos por Mato Grosso menos votados receberam juntos 107.783 votos. Esse panorama evidencia o poder decisivo da juventude na escolha do próprio futuro. “O jovem não é invisível. Ele tem opinião, consciência social e capacidade de transformar realidades. O que muitas vezes falta é o acesso facilitado à informação e aos serviços públicos. Por isso, estamos levando a Justiça Eleitoral até onde o jovem está: dentro das escolas, no ambiente em que ele constrói conhecimento, identidade e cidadania”, reforça a presidente da Corte Eleitoral em Mato Grosso.
Suporte e guia ao professor
As equipes das Zonas Eleitorais serão responsáveis pelo deslocamento de servidores e equipamentos necessários, como kits biométricos, possibilitando a realização de alistamentos, transferências e revisões eleitorais diretamente nas escolas, facilitando o acesso dos jovens ao serviço. A data, 10 de fevereiro, foi escolhida estrategicamente por ocorrer após o início do ano letivo da rede estadual, no dia 02 de fevereiro, permitindo tempo hábil para a mobilização local e a organização das ações.
A Assessoria de Comunicação (Ascom) do TRE-MT enviou aos Cartórios Eleitorais um kit virtual contendo peças visuais para impressão e/ou utilização nas redes sociais, junto com planilha para o agrupamento de informações sobre município, zona eleitoral e escola escolhida. Outro material enviado foi o Guia do Professor, a título de conteúdo sugerido, para ser ministrado em uma aula de 50 minutos da disciplina de História ou Geografia. Nele, há informações sobre a história e a importância do voto como ferramenta de mudança, seu impacto nas políticas públicas e na cidadania. O material também orienta o jovem sobre o que é necessário para fazer o título de eleitor.
Confira abaixo os municípios e escolas participantes:
(Os atendimentos ocorrerão no dia 10/02, em regra, sendo que as exceções estão destacadas nos respectivos municípios)
1ª Zona Eleitoral – Cuiabá
Local: Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - Campus Cel. Octayde Jorge da Silva (Centro)
Horário: 8h às 13h
1ª Zona Eleitoral – Acorizal
Local: Posto Eleitoral (Anexo à Câmara Municipal de Acorizal)
Horário: 8h às 13h
2ª Zona Eleitoral – Guiratinga
Data: 10/02
Horário: 8h às 11h e 13h às 17h
Local: Escola Estadual Santa Teresinha
Data: 11/02
Horário: 8h às 13h
Local: Escola Estadual Dona Maria de Lourdes Ribeiro Fragelli
3ª Zona Eleitoral - Rosário Oeste
Local: Escola Estadual Professora Elizabeth Evangelista Pereira
Horário: 8h às 12h
4ª Zona Eleitoral – Poconé
Local: Escola Estadual Professora Eucaris
Horário: 9h às 12h e 13h às 15h
5ª Zona Eleitoral – Nova Mutum
Local: Escola Estadual José Aparecido Ribeiro
Horário: 8h às 12h e 14h às 19h
6ª Zona Eleitoral – Cáceres
Local: Escola Estadual Onze de Março
Datas: 10 e 11/02
Horário: 8h às 13h
7ª Zona Eleitoral – Diamantino
Local: Escola Estadual Militar Tiradentes Dr. Manoel José Murtinho
Horário: 7h30 às 12h30
9ª Zona Eleitoral – Barra do Garças
Local: Escola Estadual Senador Filinto Müller / ETEC
Horário: 7h às 12h
10ª Zona Eleitoral – Rondonópolis
Local: Escola Estadual Major Otávio Pitaluga
Datas: 10 e 11/02
Horários: 8h às 11h30, 13h às 17h e 18h30 às 21h30
11ª Zona Eleitoral – Aripuanã
Local: Escola Estadual São Francisco de Assis
Horário: 8h às 11h e 13h às 17h
12ª Zona Eleitoral – Campo Verde
Local: Escola Técnica Estadual – SECITECI
Horário: 8h às 11h30 e 14h às 17h30
13ª Zona Eleitoral – Barra do Bugres
Local: Escola Estadual Cívico Militar Renê Barbour
Horário: 7h30 às 12h e 13h às 18h
14ª Zona Eleitoral – Jaciara
Local: Escola Prefeito Artur Ramos
Horário: 8h às 11h e 13h às 17h
15ª Zona Eleitoral – São Félix do Araguaia
Local: Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves
Horário: 8h às 17h
16ª Zona Eleitoral – Vila Rica
Local: Escola Estadual Maria Esther Peres
Horário: 8h às 11h30
17ª Zona Eleitoral – Arenápolis
Dia 10/02: Escola Estadual João Ponce de Arruda – 8h às 12h
Dia 11/02: Escola Estadual Senador Filinto Müller – 8h às 12h
18ª Zona Eleitoral – Mirassol d’Oeste
Local: Escola Estadual Padre Thiago
Horário: 7h às 11h e 13h às 16h30
18ª Zona Eleitoral – Porto Esperidião
Local: Escola Estadual 13 de Maio
Horário: 7h30 às 11h e 13h às 16h30
19ª Zona Eleitoral – Tangará da Serra
Local: Escola Estadual 29 de Novembro
Horário: 8h às 13h
21ª Zona Eleitoral – Lucas do Rio Verde
Local: Escola Estadual Dom Bosco
Horário: 18h às 22h
22ª Zona Eleitoral – Sinop
Local: Escola Estadual São Vicente de Paula (Estudantes serão levados ao Cartório e ao Posto do Ganha Tempo)
Horário: 7h30 às 13h30 (Cartório) e 8h às 17h (CAE-GT)
23ª Zona Eleitoral – Colíder
Data: 10/02
Horário: 9h às 16h
Local: Escola Estadual Armando Pompeu de Barros
23ª Zona Eleitoral – Nova Canaã do Norte
Data: 12/02
Horário: 9h às 16h
Local: Escola Estadual Nova Canaã
24ª Zona Eleitoral – Alta Floresta
Local: Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos (JVC)
Horário: 8h30 às 15h
25ª Zona Eleitoral – Pontes e Lacerda
Local: Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - Campus Pontes e Lacerda
Horário: 7h às 18h30
26ª Zona Eleitoral – Nova Xavantina
Local: Escola Estadual Juscelino Kubitschek (JK)
Horário: 8h às 11h e 19h às 21h
27ª Zona Eleitoral – Juara
Local: Escola Estadual Oscar Soares
Horário: 7h às 11h e 13h às 17h
28ª Zona Eleitoral – Porto Alegre do Norte
Local: Escola Estadual Cívico Militar 13 de Maio
Horário: 7h30 às 12h30
28ª Zona Eleitoral – Confresa
Local: Escola Estadual Cívico Militar 29 de Julho
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
32ª Zona Eleitoral – Cláudia
Local: Escola Estadual Manoel Soares
Horário: 8h às 17h
33ª Zona Eleitoral – Peixoto de Azevedo
Local: Escola Estadual 19 de Julho
Horário: 8h às 16h
35ª Zona Eleitoral – Juína
Local: IFMT – Campus Juína
Horário: 9h às 15h
36ª Zona Eleitoral – Vera
Local: Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Horário: 7h30 às 13h30
38ª Zona Eleitoral – Santo Antônio de Leverger
Local: Escola Estadual Leônidas de Matos
Horário: 6h30 às 17h30
39ª Zona Eleitoral – Cuiabá
Local: Escola Estadual Militar Dom Pedro II (Presidente Médici)
Horário: 8h às 13h
41ª Zona Eleitoral – Araputanga
Local: Escola Estadual João Sato
Horário: 7h30 às 11h e 13h às 15h30
Local: Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima
Horário: 7h30 às 11h e 13h às 15h30
45ª Zona Eleitoral – Pedra Preta
Local: Escola Estadual 13 de Maio
Horário: 7h30 às 13h30
47ª Zona Eleitoral – Poxoréu
Local: Escola Estadual Padre César Albisetti
Horário: 8h às 16h
48ª Zona Eleitoral - Cotriguaçu
Local: Escola Maria da Glória Vargas Ochoa
Horário 8h30 às 12h30
48ª Zona Eleitoral - Juruena
Local: Escola Dom Aquino Correa
Horário 8h30 às 12h30
49ª Zona Eleitoral – Várzea Grande
Local: Escola Estadual Prof.ª Adalgisa de Barros
Horário: 8h30 às 12h30
50ª Zona Eleitoral – Nova Monte Verde
Local: Escola Estadual Professora Neide Enara Sima
Horário: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h
51ª Zona Eleitoral – Cuiabá
Local: Escola Estadual André Avelino Ribeiro
Horário: 8h às 12h
55ª Zona Eleitoral – Cuiabá
Local: Escola Estadual Heliodoro Capistrano da Silva
Horário: 8h às 12h
56ª Zona Eleitoral – Brasnorte
Local: Escola Estadual Ewaldo Meyer Roderjan
Horário: 7h30 às 13h30
57ª Zona Eleitoral – Paranatinga
Local: Escola Estadual Osvaldo Cândido Pereira
Horário: 8h às 15h
60ª Zona Eleitoral - Campo Novo do Parecis
Local: Escola Estadual Madre Tarsila
Horário: 7h30 às 11h30
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: Arte institucional da Campanha Alistamento Jovem 2026, do TRE-MT, com fundo azul claro. No topo, o título “Alistamento Jovem 2026” e a chamada: “Se você tem entre 15 e 17 anos, aliste-se!”. Ao centro, o dado em destaque: “157 mil jovens em MT estão invisíveis, sem o poder do voto”. À esquerda e à direita, dois jovens sorridentes com balões de fala incentivando a participação: “Faça parte das decisões que impactam a sua vida hoje e amanhã!” e “Comece agora. Seu futuro também vota!”. Na parte inferior, aparecem o site do TRE-MT, redes sociais e logotipos institucionais das Eleições 2026 e do TRE-MT.

