ELEIÇÃO SEM POLUIÇÃO - Mais de uma tonelada de material será reciclada em Sorriso

São 940 kg de materiais de campanha entregues por partidos políticos e 325,5 kg pelo Cartório da 43ª Zona Eleitoral

TRE-MT CAMPANHA ELEIÇÃO SEM POLUIÇÃO CORREGEDORIA

Mais de uma tonelada de papel e materiais publicitários de campanhas eleitorais foi destinada à Associação Sorriso de Catadores (ASC). A medida é resultado de uma campanha realizada em parceria, pelo Cartório da 43ª Zona Eleitoral e a Prefeitura de Sorriso, que também contou com a participação de representantes de partidos políticos.

 

Mais de 940 quilos de santinhos, cartazes e adesivos que sobraram das campanhas realizadas nas Eleições 2022 foram entregues diretamente à associação de reciclagem. Já o Cartório Eleitoral de Sorriso destinou 325,5 kg de materiais, entre papeis, cabinas de votação inservíveis, materiais impressos inservíveis (manuais, envelopes, crachás de papel, etc.) e papelões diversos.

 

No âmbito da Justiça Eleitoral de Mato Grosso, a iniciativa integra a campanha Eleição sem Poluição, idealizada pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Na avaliação do chefe de cartório da 43ª Zona Eleitoral, Valdiney Rondon Maidana Gomes, que agradeceu a parceria da Prefeitura de Sorriso, por meio do programa Eco Sorriso, o resultado foi positivo.

 

“Contamos com o engajamento de partidos e candidatos(as) que se conscientizaram da importância de destinar corretamente os resíduos. Infelizmente, houve candidatos(as) ou cabos eleitorais que espalharam material de campanha na frente das escolas, ainda que com um volume menor, situação que exigirá um esforço maior de conscientização, mas acredito que já alcançamos um bom resultado”.

 

O chefe de cartório ressaltou ainda que os esforços para a promoção de uma campanha eleitoral ecologicamente correta continuarão na próxima eleição, seja por meio da conscientização juntos aos partidos e coligações, seja pela destinação dos materiais utilizados pela 43ª Zona Eleitoral. “Além de separar os materiais recicláveis, principalmente papéis de escritório, também diminuímos o consumo de copos descartáveis com o uso, pelos servidores e estagiários, de garrafas ou copos individuais”, acrescentou Valdiney Gomes.

 

Para o coordenador do Eco Sorriso, Diogo Martins, o resultado mostra que a mudança na forma de gestão de resíduos traz resultados positivos em cadeia. “Mais de uma tonelada de materiais deixou de ser encaminhada para o aterro sanitário, o que é economia para o Município, renda para os catadores, limpeza para a cidade e, principalmente, fôlego para o planeta”, destacou.

 

Jornalista: Nara Assis

 

#PraTodosVerem: Imagem com fundo amarelo e as marcas do TRE-MT e das Eleições 2022 no canto superior esquerdo. No canto direito, a palavra "campanha" em detalhe roxo. Abaixo o texto "Eleição sem Poluição", com a letra "i" simulando uma chaminé de fábrica. "Medidas de conscientização e prevenção.  À direita, um desenho da urna eletrônica em destaque.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30