Cerimônia de diplomação marca conclusão das Eleições 2022

Para o presidente do TRE-MT, a Justiça Eleitoral está ainda mais fortalecida

TRE-MT DIPLOMACAO DOS ELEITOS - CAPA

A Sessão Solene de entrega dos diplomas aos(às) candidatos(as) eleitos(as) de Mato Grosso marcou o encerramento do processo eleitoral de 2022, na noite desta quinta-feira (15.12), no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá. Este foi o último ato formal do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) com relação às Eleições Gerais deste ano, que definiram os representantes do Estado no dia 02 de outubro.

 

O evento foi aberto pelo presidente do Tribunal, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, que destacou o trabalho da Justiça Eleitoral que, segundo ele, está ainda mais fortalecida. O presidente também agradeceu a parceria da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que além de ceder o Teatro para a realização da cerimônia, transmitiu o ato pelos canais da TV e da Rádio Assembleia. O evento também foi transmitido pelo canal do TRE-MT no Youtube.

 

“Todos que laboramos na consecução eficiente das atribuições acometidas a esta Justiça Especializada pela Constituição da República sabemos do árduo e longo caminho trilhado até aqui. Enalteço a dinâmica, celeridade, competência e colaboração incondicional de todos os membros desta Corte Eleitoral, especialmente a excelentíssima vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, que teve o comando da Comissão Eleitoral e Apuradora, e também o excelentíssimo procurador regional eleitoral de Mato Grosso, Erich Raphael Masson, extensivo a todos os promotores eleitorais, que com competência e serenidade souberam dosar a lei e os atos praticados pelos candidatos e eleitores”.

 

O agradecimento foi extensivo ainda aos juízes eleitorais e àqueles designados para auxiliar no dia da eleição em todos os municípios mato-grossenses, em nome dos juízes auxiliares Bruno D’Oliveira Marques e Antônio Veloso Peleja Júnior. O presidente também agradeceu aos veículos de comunicação que auxiliaram na divulgação de informações e orientações aos(às) eleitores(as). “Agradeço a todas as instituições que compuseram o denominado GGI (Gabinete de Gestão Integrada, e aos(às) mesários(as), administradores(as) de prédios, roteiristas, transportadores, auxiliares de eleição, e colaboradores(as), que nos permitiram chegar até aqui. E por fim e com destaque, os(as) servidores(as) da Justiça Eleitoral, verdadeiros(as) detentores(as) e merecedores(as) do Selo Diamante conquistado recentemente, além de ser o quarto Tribunal do país, dentre todos os 97 tribunais. Isso não é pouco. Obrigado a todos(as) vocês”.

 

Durante o discurso, o desembargador frisou que a Justiça Eleitoral preza pela solidez da democracia, contribuindo para o seu fortalecimento contínuo a cada eleição. “E é precisamente por ser, por excelência, a Justiça da Democracia, cumprindo com extremo zelo as atividades administrativas necessárias à realização das eleições em dia e hora marcada, cumprindo também a função jurisdicional que garante a lisura do pleito e a regularidade dos cargos eletivos, é que esta Justiça está vocacionada ao exercício do amplo contraditório, tanto no aspecto da igualdade de condições entre candidatos, quanto no campo tipicamente processual eleitoral. E exatamente por ter a função precípua de garantidora da democracia é que a Justiça Eleitoral não pode tergiversar, não pode hesitar ou minimamente cogitar em aceitar atos antidemocráticos. A democracia convive pacificamente com opiniões divergentes. Na verdade, ela se fortalece neste ambiente de dicotomias, de liberdade de expressar as mais variadas ideias e posicionamentos díspares quanto a todo e qualquer tema”.

 

A condução do TRE-MT nas Eleições 2022 também foi destacada pelos(as) candidatos(as) eleitos(as) que receberam o diploma, que foram representados(as) nas falas dos(as) mais votados(as) de cada cargo: deputada estadual Janaína Riva, deputado federal Fábio Garcia, senador Wellington Fagundes e governador, Mauro Mendes. Em seus discursos, foi ressaltado o trabalho da Justiça Eleitoral em todas as etapas do pleito, de forma transparente e séria.

 

Além dos membros do TRE-MT, diplomandos(as), familiares e demais autoridades locais, a cerimônia contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Cesar Rezende De Carvalho Alvim, e do senador eleito por São Paulo, Marcos Pontes.

 

A entrega dos diplomas na cerimônia foi feita de forma simbólica aos(às) candidatos(as) titulares eleitos(as) em Mato Grosso, mas o documento já está disponível para ser obtido no site do TRE-MT.

 

Jornalista: Nara Assis

 

#PraTodosVerem: Foto em que aparecem os membros do Pleno do TRE-MT, sentados atrás de uma mesa com arranjos de flores sobre ela, no palco do Teatro onde ocorreu a diplomação. Atrás deles, um telão de LED exibe o texto DIPLOMAÇÃO 2022 A DEMOCRACIA SEGUE EM FRENTE.

1/ Galeria de imagens
ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30