Eu conheço, eu confio, eu sou Amigo(a) da Urna” é o slogan de novo projeto do TRE-MT

O Projeto "Amigo(a) da Urna" visa fomentar, perante aos estudantes das escolas públicas e privadas de Mato Grosso, o conhecimento do Sistema Eletrônico de Votação.

TRE-MT AMIGO DA URNA

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso quer fomentar, perante o público jovem, o conhecimento do sistema eletrônico de votação e,  para isso, empreenderá diversas ações e a primeira delas é o Projeto “Amigo(a) da Urna”, que tem como slogan “Eu conheço, eu confio, eu sou Amigo (a) da Urna”. A iniciativa, que já está em execução, será coordenada pela Escola Judiciária Eleitoral dentro do "Programa Voto Consciente”.  

 

O Projeto “Amigo(a) da Urna” contempla uma série de medidas que permitirão aos estudantes das escolas públicas e particulares situadas em Mato Grosso, compreender, por meio de vivências práticas, todo o sistema eletrônico de votação, principalmente, o funcionamento das urnas eletrônicas.

 

“Há uma série de informações inverídicas sobre o sistema eletrônico de votação circulando por aí. E a melhor forma de combater a desinformação é promovendo o conhecimento. E a Escola Judiciária vai trabalhar com os nossos jovens, que estão iniciando agora o entendimento do formato político, estão abertos a ouvir, ávidos por aprender, descobrir. Temos convicção de que essa vivência permitirá que conheçam e confiem na  urna eletrônica”, ressaltou o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.

 

Neste primeiro momento, alunos e docentes das Escolas “Chave do Saber”, “Liceu Cuiabano” e dos Colégios “Fato” e “Plural” participarão, no dia 17 de setembro, das 9h às 10h30, de uma Visita Guiada  que ocorrerá  de forma presencial e virtual. Um grupo de estudantes  estará nas dependências do TRE e  os demais alunos dessas escolas participarão do evento em uma “Sala Virtual” e poderão interagir, fazer perguntas aos representantes do TRE, via chat. Na visita, no Memorial da Justiça Eleitoral,  conhecerão  desde  protótipo da primeira urna, que é o pelouro, até o equipamento mais atual, que possui reconhecimento biométrico do eleitor. Conhecerão também  a história do voto no Brasil nos períodos do Império, Velha República, Ditadura e Nova República, bem como a trajetória da Justiça Eleitoral de Mato Grosso.  Em seguida, os estudantes irão para o depósito de urnas, onde aprenderão como elas funcionam, como são preparadas para as eleições, como são auditadas e principalmente, como ocorre o processo de votação e totalização dos votos.

 

O número de estudantes que irão participar da experiência in loco será restrito por conta da Pandemia da COVID-19, no entanto, para ampliar o alcance da iniciativa, a referida visita guiada será transmitida ao vivo no canal oficial do TRE no YouTube para que todos os estudantes mato-grossenses possam acompanhar.

 

“Dentro do Programa Voto Consciente já trabalhamos o processo eleitoral com estudantes e graduandos em direito, por meio de palestras de sensibilização, eleições parametrizadas em escolas públicas e visitas guiadas ao Tribunal. Mas agora, implementamos o “Amigo(a) da Urna”, que terá como foco exclusivo o Sistema Eletrônico de Votação, que é um modelo seguro, democrático e que vem sendo atualizado e aperfeiçoado há 25 anos.  Não há dúvida de que esse tema precisa urgentemente ser de conhecimento de toda a sociedade e vamos trabalhar para que isso se torne realidade. Que os estudantes possam compartilhar com seus familiares tudo que aprenderem sobre a urna eletrônica”, ressaltou o diretor da EJE e juiz-membro, Bruno D’Oliveira Marques.

 

Jornalista: Andréa Martins Oliveira ​

 

#PraTodosVerem: Imagem com fundo roxo e sobre ela, à direita, um homem negro com cabelos curtos crespos está sorrindo e vestindo um moletom de cor laranja. Do lado esquerdo, a imagem de uma urna eletrônica. Acima, do lado esquerdo, o slogan "Eu conheço, eu confio, eu sou amigo da urna". No canto inferior  direito, as logos da Escola Judiciária Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30