TRE permite que Delegados da Polícia Civil acessem Sistema de Informações Eleitorais

A senha será enviada via e-mail e terá validade de dois anos, sendo necessário o pedido de renovação. Cabe destacar que, antes, para ter acesso às informações constantes no SIEL, os delegados solicitavam via ofício.

Fachada 2019

Os delegados da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso e Federal agora possuem acesso facilitado ao Sistema de Informações Eleitorais (SIEL). O provimento que autoriza o acesso foi assinado pela Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral e publicado nesta segunda-feira (22), sendo que os delegados devem se cadastrar junto à Justiça Eleitoral. O delegado receberá uma senha individual para acessar o sistema e ter acesso aos dados do eleitor, principalmente o endereço mais recente declarado ao TRE-MT. A ferramenta irá auxiliar em processos investigatórios.

O formulário de cadastramento está disponível no site do TRE-MT (www.tre-mt.jus.br), deverá ser preenchido, assinado e encaminhado à Corregedoria Regional Eleitoral via e-mail: sfcdp@tre-mt.jus.br. A autoridade poderá ainda delegar o acesso a até 2 servidores, mediante envio de Portaria de ato delegatório.

A senha será enviada via e-mail e terá validade de dois anos, sendo necessário o pedido de renovação. Cabe destacar que, antes, para ter acesso às informações constantes no SIEL, os delegados solicitavam via ofício. Com a entrega da senha e acesso direto, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso espera contribuir com a celeridade das investigações. A liberação do acesso está disciplinada no Provimento nº 02/2019. O mesmo acesso já é concedido ao Ministério Público e autoridades judiciárias.

“Esta decisão é boa para todos os envolvidos. Entrega mais um banco de dados para a Polícia investigar possíveis suspeitos, mais uma fonte de endereços. E principalmente reduz os custos do Tribunal Regional Eleitoral no tratamento individualizado dos pedidos de informações e acesso aos dados, o mesmo acontece com a autoridade policial. A integração é o melhor caminho para atender os anseios da sociedade e também dos órgãos públicos”, destacou a chefe da Seção Fiscalização, Cadastro e Direitos Políticos, Sueli S. Shimada Ueda.

Matéria Daniel Dino

Assessoria TRE-MT

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30