Alunos da Escola Estadual Irene Gomes de Campos iniciam campanha eleitoral

Os alunos e professores da Escola Estadual Irene Gomes de Campos participaram, nesta quarta-feira (28/06), da cerimônia de lançamento do Programa Voto Consciente/2017 – que prevê a realização de uma eleição parametrizada no âmbito escolar. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso esteve presente no evento e convidou a classe estudantil a se unir para mudar o cenário social, econômico e político do Brasil.

Foto Voto Consciente Escola Estadual Irene Gomes De Campos
Os alunos e professores da Escola Estadual Irene Gomes de Campos participaram, nesta quarta-feira (28/06), da cerimônia de lançamento do Programa Voto Consciente/2017 – que prevê a realização de uma eleição parametrizada no âmbito escolar. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso esteve presente no evento e convidou a classe estudantil a se unir para mudar o cenário social, econômico e político do Brasil.
 
"É uma satisfação estar aqui. Vim mais por prazer dessa sadia convivência com os alunos. Também sou professor. Foi alicerçado em sonhos, na vontade de aprender, de conhecer e de compreender o mundo e acredito que é dessa forma que podemos nos proteger em uma sociedade cada vez mais complexa. Vivemos numa sociedade integrada e como cidadãos, precisamos nos preparar. Nada cai do céu e brota do chão sem o nosso trabalho, dedicação e estudos. Não devemos perder os nossos sonhos. Temos a possibilidade de mudar-nos o cenário atual, basta querer e fazermos por merecer e, para isso, tenho certeza de que há energia, sonhos e vontade. Vocês pertencem a uma juventude que é inteligente e capaz de propor soluções para alcançarmos uma sociedade mais justa em que se vale a pena viver", destacou o presidente.
 
O diretor da EJE, Paulo Cézar Alves Sodré, falou da importância da eleição parametrizada, que permite aos estudantes vivenciarem, na prática, todas as ações que envolvem o antes, durante e depois do pleito – campanha eleitoral, eleição e diplomação dos eleitos. "Vocês vivenciarão todo o processo que envolve uma eleição, isso é importante, mas também é fundamental que haja a conscientização que somente com a educação o país pode avançar. Precisamos cobrar dos parlamentares e chefes dos executivos as promessas de campanha para que sejamos protagonistas das nossas próprias vidas e sujeitos da história e não apenas, objetos. Uma sociedade que não cobra dos eleitos as promessas de campanha, não consegue avançar.  Quero aproveitar para citar um verso de um poema do ex-presidente norte americano Theodore Roosevelt: "É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota."".
 
Os alunos que integram os cinco partidos apresentaram aos demais estudantes suas propostas de melhorias para a comunidade escolar, as quais já serão implementadas na escola. O presidente do TER e o diretor da EJE fizeram questão de ficar para assistir a todas as apresentações.
 
Os cinco partidos irão promover ações no ambiente escolar. Em novembro, os estudantes/eleitores irão às urnas escolher a sigla partidária que consideram ter feito uma melhor campanha.
 
Veja as propostas:
 
O Partido da Educação e do Meio Ambiente (PEMA) pedirá aos professores que cobrem os alunos a ida à biblioteca escolar e a leitura de livros que estão disponíveis no acervo, bem como promovam aulas práticas de alguns conteúdos, como a visitação de museus na disciplina de história. "Para que os alunos possam escolher com segurança a profissão que irão seguir, buscaremos parceria com Universidades para realização de visitas e promoveremos gincanas temáticas para que sejam discutidas as finalidades de várias profissões". Em relação ao meio ambiente, o PEMA fará um trabalho de conscientização de combate ao desperdício de água, luz e de outras coisas, com o objetivo de economizar os recursos naturais e financeiros e criará compoteiras para recebimento do lixo orgânico e posterior produção de adubo. A agremiação pretende ainda revitalizar os canteiros da horta para aumentar a produção das hortaliças para o complemento da merenda e buscar doação de lixeiras de coletiva seletiva.
 
O Partido da Ética e Cidadania (PEC) criará um balcão que abrigará os objetos "Achados e Perdidos" e realizará uma palestra para conscientizar os alunos que é falta de ética encontrar um objeto e ficar com ele, sem procurar, primeiro, o proprietário do bem. "É comum aqui na escola as pessoas perderem o celular e não encontrar mais. Quem acha geralmente não devolve. Essa atitude é incorreta e precisamos conscientizar toda a comunidade escolar de que ficar com alguma coisa que não é da gente é falta de ética e até de caráter. O aluno que encontrar qualquer objeto perdido deve colocar no balcão, não importa se for uma caneta ou um celular".  O PEC também desenvolverá um projeto voltado para a recuperação e preservação de toda a estrutura física da escola. "É um patrimônio público que deve ser bem cuidado por nós - que o usamos".
 
Voltado para o bem-estar físico e psicológico, o Partido do Direito à Vida e à Saúde (PDVS) irá promover diversas ações em que serão discutidos temas como drogas lícitas e ilícitas, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce e violência sexual. "Iremos promover a discussão também sobre o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes e a violência doméstica e seus tipos – física, psicológica, sexual, patrimonial e moral".
 
Os representantes do Partido do Respeito às Diversidades (PRD) garantiram que toda a campanha será voltada ao combate a homofobia, racismo e preconceito. "Vamos promover a inclusão social para a construção de pontes e não muros que separam as pessoas. É preciso se conscientizar que ser diferente é legal".
 
Por fim, o Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL) garantiu que tornará os intervalos mais agradáveis e construtivos com a realização de shows culturais e artísticos, apresentações musicais, competições de paródias e Karaokê, eventos folclóricos, teatros, gincanas, oficinas de dança e pintura e jogos interclasses. "Queremos oferecer à comunidade escolar um ambiente propício ao aprendizado coletivo e de interação. Esses eventos serão realizados, inclusive nos feriados e fins de semana e, assim, os alunos ficarão mais na escola cuidando do patrimônio que é de todos". O PCEL também promoverá no dia 11 de agosto – dia do estudante, um grande evento e para isso, buscará parcerias.
 
Conheça o Programa:
 
O Programa Voto Consciente foi criado em 2011 pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso em parceria com a Seduc/MT com o objetivo estimular a consciência cívica em jovens do ensino médio, fortalecendo princípios éticos e estimular a participação política livre, democrática e consciente.
 
Para atingir seu objetivo, a iniciativa prevê a realização de palestras em escolas ou outros espaços sociais, a promoção de visitas de alunos ao TRE, campanhas de alistamento de jovens eleitores, a realização de eleições parametrizadas em unidades escolares.
 
As eleições parametrizadas acontecem em escolas públicas e, por ano, cinco unidades escolares são selecionadas. Cada unidade escolar escolhe 25 alunos do ensino médio, que se dividem em grupos de 5 membros. Cada grupo representa um partido. As siglas partidárias já são definidas pelo Projeto e são elas: PEMA (Partido da Educação e do Meio Ambiente), PEC (Partido da Ética e Cidadania), PCEL (Partido da Cultura, do Esporte e Lazer), PRD (Partido do Respeito às Diversidades) e PDVS (Partido do Direito à Vida e à Saúde).
 
Cada partido, dentro de sua temática, apresenta aos demais estudantes as propostas que serão defendidas durante a campanha eleitoral no âmbito escolar.
Encerrado o período de campanha, todos os estudantes da unidade escolar são convidados a irem às urnas e votarem no partido que consideram ter apresentado a melhor proposta para a melhoria da escola. Os membros dos partidos eleitos são diplomados.
 
Todo o processo eleitoral vivenciado pelos estudantes, desde a escolha dos membros de cada partido até a diplomação tem o acompanhamento e a orientação da EJE, que inclusive realiza treinamento dos alunos que, durante as eleições, desempenharão a função de mesário.
 
Nestes seis anos (2011 a 2016), o projeto já beneficiou alunos de 30 escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande.
 
Veja o calendário para o lançamento do Programa:
Dia 22/06 – E.E Prof. Heliodoro Capistrano Silva
Dia 26/06 – E.E Estevão Alves Correia.
Dia 27/06 – E.E Clenia Rosalina Souza.
Dia 28/06 – E.E Irene Gomes de Campos.
Dia 04/07 – E.E Elmaz Gattas Monteiro
 
Jornalista: Andrea Martins Oliveira
ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30