Rede de Memória estadual tem sua primeira reunião com a participação do TRE-MT
Encontro contou com a presença de representantes do Judiciário, Legislativo e Executivo em um Acordo de Cooperação, a fim de preservar a história do estado

Em um passo decisivo para a proteção institucional do patrimônio histórico do estado, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) marcou presença na 1ª Reunião da Rede de Memória do Estado de Mato Grosso. O encontro ocorreu na modalidade virtual, via plataforma Teams, com representantes dos principais órgãos do Judiciário, Legislativo e Executivo. A iniciativa estabelece o início operacional das atividades previstas no Acordo de Cooperação nº 1/2025, que estabelece um regime de colaboração mútua entre as principais esferas de Mato Grosso, a fim de unir forças para a preservação documental e histórica. A reunião foi conduzida pela Comissão de Gestão de Memória do Poder Judiciário do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (CGM/TJMT).
No encontro, foram definidas ações práticas para a consolidação da Rede de Memória. O TJMT ficou responsável pela criação da identidade visual e registro da logomarca oficial da Rede. Além disso, foi prevista a criação de um roteiro de visitação agendada aos espaços históricos de cada órgão e o agendamento de treinamentos conjuntos para as equipes técnicas. A ação permite otimizar recursos e abre espaço para uma troca de conhecimento sobre gestão documental mais aberta e efetiva. Cada órgão deve apresentar um cronograma de eventos para alinhar as celebrações e exposições ao longo do ano.
A chefe da Seção de Biblioteca e Memória do TRE-MT, Lener Aparecida Galinari, representou no encontro a Justiça Eleitoral no estado. Ela relatou o andamento do mapeamento dos processos plebiscitários para a criação de municípios em Mato Grosso, que é uma pesquisa desenvolvida pelo setor. “O Tribunal é a instituição responsável por viabilizar a vontade popular, por meio do voto. Os arquivos detêm registros únicos sobre o nascimento político das cidades mato-grossenses. O trabalho terá uma etapa de cooperação direta com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, consolidando o esforço conjunto entre as instituições para documentar a formação territorial do Estado", explicou a representante.
Atualmente, a Rede de Memória é composta por uma frente ampla e diversificada, que inclui o TJMT e o ALMT, além do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso da 23ª Região (TRT-MT) e a Seção Judiciária da Justiça Federal (TRF-1). Somam-se ao grupo o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT), a Defensoria Pública e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (SEPLAG/MT), representada pela Superintendência do Arquivo Público. O TRE-MT formalizou a integração à Rede em maio de 2025, por meio de um Termo de Cooperação Técnica com o TRT-MT.
Estagiária: Laís Guilherme (supervisão do jornalista Anderson Pinho)
#PraTodosVerem: A imagem mostra uma reunião virtual via plataforma Teams, com 16 pequenos quadrados. Representantes de diversos órgãos dos 3 Poderes estão com as câmeras ligadas.

