Academia de Liderança aborda hierarquia, responsabilização, media training e liderança ética

No decorrer dessa semana (13 a 17 de setembro), 60 servidores que exercem o cargo de chefes de cartórios participam da capacitação

TRE-MT ACADEMIA DE LIDERANÇA

Os chefes de cartórios eleitorais participaram, na quarta-feira (15/09), de mais uma etapa da Academia de Liderança, Programa de Educação Corporativa do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). O encontro, que foi realizado de forma online, abordou os seguintes módulos: Hierarquia e Responsabilização, Media Training, e Liderança Ética e Integridade no Setor Público.

 

O consultor em Liderança da SR Capacitação, Igor Henrique Rodrigues, falou sobre hierarquia e responsabilização, e os tipos de liderança. “O poder coercitivo não gera engajamento. No estilo piramidal de liderança, geralmente praticado nas organizações, a mudança ocorre mais lentamente. Cada pessoa é claramente responsável pelo seu trabalho e as decisões são tomadas por quem está no topo da pirâmide”, alertou.

 

O palestrante ressaltou que existe diferença entre ser chefe e ser líder, pois liderança é um tipo de autoridade moral, antes de ser formal. “O líder precisa ser uma pessoa transparente, que saiba ouvir, seja cordial e mantenha o diálogo franco com a equipe. O senso de responsabilidade dos liderados é importante nesse sentido, porque tendo o direcionamento, a pessoa consegue cumprir as tarefas”.

 

Igor Henrique definiu o líder como alguém que tem poder de conscientização, mobilização e influência sobre as pessoas, mas ponderou que más práticas podem comprometer o trabalho e o ambiente organizacional.

 

Media training

 

Ministrado pela Assessora de Comunicação do TRE-MT, Andrea Martins, o segundo tema do encontro, Media Training, trouxe orientações de como proceder antes, durante a após as entrevistas, além de técnicas a serem adotadas em situações de crises de imagens. “Atendam as solicitações dos meios de comunicação, dentro da maior brevidade possível. Isso evita que os jornalistas busquem a informação em meios não oficiais. Também é importante lembrar que nem todos conhecem os termos técnicos e o funcionamento do Poder Judiciário. Precisamos observar isso com mais empatia e sermos claros”.

 

Liderança ética

O secretário de Gestão de Pessoas do TRE-MT, Valmir Milomem, que também é mestre em Ética e Gestão, abordou o tema Liderança ética e integridade no setor público. “A ética permeia todos os princípios da Administração Pública, ela é um tema de gestão. Políticas de ética influenciam diretamente na cultura organizacional e reduzem riscos de integridade. A ética contribui para a cultura de integridade, promove confiança e respeito, felicidade, resultados e reputação”.

 

Foram abordados os modelos de justificação ética geralmente adotados pela sociedade. “Temos a ética do dever, centrada em obrigações que alguém tem em dada situação, a ética das consequências, cujo interesse é pelas consequências de determinado ato e a ética das virtudes, que trabalha a internalização e preocupação com as virtudes observadas de acordo com determinada atitude”. Segundo ele, o mais indicado é equilibrar esses três modelos, sem priorizar um ou outro.

 

A Chefe de Cartório 20ª ZE de Várzea Grande, Simeres Albuquerque Godoy, aprovou a capacitação. “Achei ótimo, o encontro de hoje abordou de forma muito clara questões extremamente importantes da rotina de gestão dos Cartórios. Recebemos dicas valiosas que podem ser usadas para desenvolver técnicas de gestão, inclusive gostaria que tivesse mais tempo para esmiuçar mais os temas”.

 

A capacitação

A Academia de Liderança foi implantada em 2019 pelo TRE-MT com os objetivos de implantar um modelo de educação corporativa e valorizar os instrutores internos, aperfeiçoar as competências necessárias à boa liderança organizacional e à melhoria do desempenho, habilitar servidores a exercer a liderança em diferentes contextos e posições, facilitando o processo sucessório; entre outros. Este ano, a iniciativa ganhou uma versão específica para os servidores dos cartórios eleitorais. Eles, que são responsáveis por planejar e executar importantes etapas do processo eleitoral, participarão de nove módulos de treinamento com foco no aprimoramento de competências, habilidades e adaptação à nova realidade de prestação de serviços imposta pela pandemia da COVID-19.

 

Jornalista: Nara Assis

 

#PraTodosVerem: Imagem da tela de computador, na qual aparecem os participantes do treinamento da Academia de Liderança, Programa de Educação Corporativa do TRE-MT.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30