TRE-MT institui Plano de Logística Sustentável para 2022-2026

Ações como racionalização do uso de papel, copos descartáveis, energia, além de capacitação em sustentabilidade, estão previstas no PLS

TRE-MT PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL

Com o objetivo de aprimorar o modelo de gestão organizacional pautado pela sustentabilidade, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) instituiu o Plano de Logística Sustentável (PLS) para o ciclo 2022-2026. As ações previstas no documento devem ser incorporadas nos processos, políticas e estratégias corporativos do órgão nos próximos cinco anos.

 

O Plano apresenta 38 indicadores de sustentabilidade, organizados por 19 eixos temáticos, a fim de facilitar a visualização e a compreensão das informações. Os eixos são: Papel (racionalização do uso); copos descartáveis; água envasada; impressão; energia elétrica; água e esgoto; gestão de resíduos; reformas e construções; limpeza; vigilância; telefonia; veículos; combustível; apoio ao serviço administrativo; compras sustentáveis; qualidade de vida; capacitação em sustentabilidade; sensibilização em sustentabilidade; equidade, diversidade e inclusão.

 

O presidente do Tribunal, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, ressalta que o TRE-MT pretende aumentar o uso de energias renováveis por meio de energia solar, ampliando o quantitativo de micro usinas fotovoltaicas nos prédios próprios e compartilhados dos cartórios eleitorais, além de consolidar a cultura das compras sustentáveis e compartilhadas.

 

“Ter uma gestão sustentável é uma decisão de longo prazo, sistêmica e sem volta. Reconhecemos o árduo trabalho que ainda temos pela frente, mas acreditamos que, com transparência e compartilhamento, desenvolvimento de melhores práticas, proveremos os serviços jurisdicionais que ajudarão a sociedade a realizar o seu potencial e geraremos valor para todos os nossos públicos de interesse, num ambiente de mútuo aprendizado”, avalia o desembargador.

 

Os indicadores e planos de ações serão continuamente monitorados e o PLS será revisado e reeditado a cada dois anos, com o intuito de que novas metas e ações a serem alcançadas até 2026 sejam agregadas para os anos posteriores. Caso seja necessário, processos de trabalho serão redesenhados e novos indicadores poderão ser criados, e os existentes, adaptados.

 

O PLS do TRE-MT está alinhado aos objetivos estabelecidos pela Agenda 2030 da Organizações das Nações Unidas (ONU), que corresponde a um conjunto de programas, ações e diretrizes que orientam os trabalhos das Nações Unidas e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável.

 

Normatizações

 

Instituído pela Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 201, de 3 de março de 2015, e reformulado pela Resolução CNJ nº 400, de 16 de junho de 2021, o Plano de Logística Sustentável (PLS) é o instrumento da Política de Governança de Contratações que, em conjunto com os demais planos institucionais, tem o objetivo de desenvolver instituições mais eficazes e transparentes, garantindo a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa.

 

No âmbito do TRE-MT, o PLS 2022-2026 foi instituído pela Portaria n° 402/2021, publicada no dia 18 de outubro deste ano. Já a Portaria nº 403/2021, publicada no mesmo dia, instituiu a Comissão Gestora e os Grupos Executivos do Plano de Logística Sustentável do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (PLS/TRE-MT), que serão responsáveis pelo acompanhamento do Plano.

 

Primeira edição

 

O primeiro PLS do Tribunal foi publicado por meio da Resolução TRE-MT nº 2.323, de 5 de junho de 2019, abrangendo o período 2019-2021. Os Relatórios Anuais de Desempenho do PLS/TRE-MT referentes aos resultados de 2019 a 2020 foram publicados no site deste Tribunal, sempre observando o prazo estipulado pelo CNJ, ou seja, 28 de fevereiro de cada ano.

 

Jornalista: Nara Assis

 

#PraTodosVerem: Imagem com fundo azul claro e sobre ela, do lado direito, a imagem de uma árvore pequena plantada na palma de uma mão. Do lado esquerdo está escrito Plano de Logística Sustentável e abaixo, 2022 – 2026. No canto superior esquerdo, a lodo do TRE-MT.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30