Santa Rita do Trivelato entra para o Top 12 dos municípios com maior cobertura biométrica em MT
Município alcançou a meta da campanha Biometria 100% ao atingir o índice de 98,10% de biometria

Santa Rita do Trivelato (distante a 342 km de Cuiabá) acaba de entrar para o Top 12 dos municípios mato-grossenses que conseguiram atingir a meta de cobertura biométrica estabelecida pela campanha "Biometria 100%". Com 98,10% de cadastramento biométrico, o município do médio norte se junta a Itanhangá (98,15%), Alto Araguaia (98,27%), Jangada (98,28%), Araguaiana (98,57%), Torixoréu (98,64%), Ribeirãozinho (99,01%), Planalto da Serra (99,26%), Indiavaí (99,49%), Vale de São Domingos (99,55%), Ponte Branca (99,90%) e Araguainha (100%), sendo este o primeiro município do Brasil a conseguir esse feito.
Em Mato Grosso, a Justiça Eleitoral está à procura de 232.807 eleitores e eleitoras que não fizeram a Biometria até o momento, o correspondente a 9,16%. No Estado, 90,84% do eleitorado já fez a coleta biométrica, o equivalente a 2.311.155 eleitores, dentro de um universo de 2.543.962 pessoas aptas a votar.
A título de exemplificação, o número de eleitores que ainda não fizeram a biometria em Mato Grosso equivale à população inteira de Sinop (223.780) e Apiacás (8.693) habitantes, com base em estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Embora o primeiro turno das Eleições Gerais de 2026 aconteça apenas em 4 de outubro do próximo ano, as eleitoras e os eleitores precisam ser atendidos com antecedência para solicitar a emissão da primeira via do Título, a transferência de domicílio eleitoral para conseguirem votar.
O monitoramento da evolução da biometria no Estado aponta que outros 10 municípios estão a menos de 1% de atingir a marca estabelecida. No Estado, o município com o menor índice de cobertura biométrica é Confresa (a 1.027 km da Capital). Com 24.041 pessoas aptas a votar no município, ele tem apenas 51,03% de biometria, o correspondente a 12.267 eleitores e eleitoras. Enquanto isso, a Justiça Eleitoral procura um eleitorado de 11.778 pessoas (48,97%) que ainda estão sem a biometria.
Dia “E”
O Dia “E” foi idealizado pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT) com o propósito de reforçar o engajamento eleitoral pela biometria, oportunizando acesso do eleitor e da eleitora a esse serviço, bem como a outros oferecidos pela Justiça Eleitoral. Há ações nesta sexta-feira (14) e no sábado (15) – Feriado da Proclamação da República em todas as Zonas Eleitorais. Os horários são distintos e os locais também: as ações ocorrem em padarias, supermercados, posto de saúde, postos eleitorais, cartórios eleitorais, CRAS, escolas, eventos, faculdades, câmaras municipais, praças, locais de grande circulação e até em coleta domiciliar para eleitor enfermo.
Há mutirões pelo Dia “E” em todas as 57 Zonas Eleitorais, em todas as regiões de Mato Grosso. Por isso, essa estratégia de uma ampla mobilização estadual é vista como uma oportunidade para o eleitorado não só fazer a biometria, mas também colocar a situação eleitoral em dia.
Serviços
Além da biometria, serão oferecidos serviços de alistamento eleitoral (primeiro título), revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio, emissão de segunda via e guia para recolhimento de multa eleitoral.
Atendimento
Para ser atendido, basta apresentar um documento oficial com foto, físico ou digital. No mutirão, o eleitor ou a eleitora sai com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título. Em casos de transferência ou mudança de domicílio, é necessário apresentar um comprovante de endereço. Qualquer eleitor ou eleitora pode ser atendido em mutirões ou ações da Justiça Eleitoral em qualquer parte de Mato Grosso — não é necessário votar no local ou residir na cidade onde a ação é realizada.
Estrutura
A Justiça Eleitoral conta com toda a estrutura necessária para garantir conforto e comodidade, em número de servidores e kits biométricos. Cada kit é composto por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e case para transporte e ambientação dos equipamentos, padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Biometria
A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra pessoa no momento da votação. A biometria eleitoral representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança e a inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.
Jornalista Anderson Pinho
Crédito da Imagem: Prefeitura Municipal
#PraTodosVerem - Imagem captura a entrada da cidade de Santa Rita do Trivelato sob um céu predominantemente azul com nuvens esparsas. Em primeiro plano, uma estrada de asfalto com faixas duplas converge para um pórtico estrutural pintado em azul, branco e verde que ostenta a inscrição SANTA RITA DO TRIVELATO no topo. À direita da estrada, um conjunto de letras decorativas em amarelo e branco, com um grande coração vermelho no lugar do "amo", forma a frase EU ❤️ SANTA RITA DO TRIVELATO. O cenário é complementado por uma paisagem rural, com vegetação baixa e campos de plantação, possivelmente soja, visíveis no lado direito da imagem.

