Acadêmicos de Direito da Unic Beira Rio participam de visita guiada no TRE-MT

Grupo de 65 alunos do 7º ao 10º semestre também conheceu o edifício-sede da Justiça Eleitoral de Mato Grosso, a Casa da Democracia, o Memorial e o Depósito de Urnas

Acadêmicos de Direito da Unic Beira Rio participam de visita guiada no TRE-MT

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) recebeu, nesta quinta-feira (13), a visita de acadêmicos do curso de Direito da Universidade de Cuiabá (Unic), campus Beira Rio, na Capital. O grupo, formado por 65 alunos do 7º ao 10º semestre, foi acompanhado pelo professor Carlos Vinícius Galdino, do Núcleo de Práticas Jurídicas da instituição. Os acadêmicos acompanharam a sessão plenária, na modalidade híbrida, e depois participaram da visita guiada ao edifício-sede da Justiça Eleitoral de Mato Grosso, à Casa da Democracia, ao Memorial e ao Depósito de Urnas.

A iniciativa visa aproximar a Justiça Eleitoral e a comunidade acadêmica, incentivando a experiência prática de alunos e alunas na atuação do Direito. Os estudantes universitários foram assistidos por servidores da Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso (EJE), que coordena as visitas guiadas e ações educativas da Justiça Eleitoral. O grupo de acadêmicos acompanhou as explicações do servidor público Carlos Henrique Cândido, coordenador de Soluções Corporativas do TRE-MT, profissional a quem cabe falar sobre as atribuições do Judiciário Eleitoral, a realização das eleições, a urna eletrônica e o voto.

A Justiça Eleitoral, enquanto justiça especializada, é o foco de práticas acadêmicas de instituições que, por meio de visitas, procuram aliar teoria e prática dentro de disciplinas como o Direito Eleitoral. Nas sessões plenárias, por exemplo, o aluno tem a oportunidade de compreender o funcionamento interno do Poder Judiciário: a ordem de votação, o papel do relator, o debate entre os membros do Plenário, a presença do Ministério Público e a atuação do corpo técnico.

Durante a sessão, puderam assistir à sustentação oral dos advogados, que é uma aula prática sobre como expor um caso complexo, utilizar termos técnicos com precisão e defender um interesse perante uma Corte. É essencial para o desenvolvimento da oratória e do uso da linguagem jurídica. Também é a chance de conhecer toda a história da Justiça Eleitoral, as diversas urnas utilizadas nas eleições, assim como publicações, instrumentos e documentos que compõem o Memorial da Justiça Eleitoral no Estado.

Jornalista Anderson Pinho

#PraTodosVerem - A imagem mostra acadêmicos de Direito da Unic Beira Rio junto com a Corte da Justiça Eleitoral em Mato Grosso. O grupo está em pé na frente da sala, posicionado em degraus ou fileiras, com muitos deles olhando diretamente para a câmera. Na parte da frente, há várias fileiras de cadeiras vazias, vermelhas e pretas. Na parte de trás do grupo, algumas pessoas vestem ternos escuros ou togas (que parecem ser autoridades ou membros de uma banca), e em uma parede lateral, há uma tela de TV exibindo uma pessoa. O ambiente tem paredes em tons de vinho e madeira no chão, sugerindo um evento formal, possivelmente uma cerimônia ou posse em um contexto legal ou acadêmico.

1/ Galeria de imagens

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento: Dias úteis - 7h30 às 13h30.