Justiça Eleitoral abre consulta pública sobre normas aplicadas nas eleições

Consulta pública está colhendo manifestações de entidades públicas e privadas e da sociedade civil sobre normas das Eleições 2020 para aperfeiçoar a regulamentação de pleitos futuros

consulta pública resolução Eleições 2020

A Justiça Eleitoral convida entidades públicas e privadas, partidos políticos e membros da sociedade civil a opinar sobre as Resoluções do Tribunal Superior Eleitoral que foram aplicadas nas Eleições 2020. Será possível sugerir alteração, exclusão ou inclusão de dispositivos nos normativos. Os resultados desta consulta pública irão, futuramente, auxiliar grupos de trabalho e setores responsáveis por sistemas informatizados a desenvolverem diagnósticos mais precisos para a construção de propostas de melhorias a regulamentação das Eleições Gerais de 2022 e as seguintes.

 

A participação popular será feita até 15 de julho por meio de formulário e é permitido fazer quantas sugestões entender necessárias, desde que apresente justificativa para cada uma. Até o momento, já foram recebidas contribuições sobre auditoria das urnas, com sugestões para ampliar o conhecimento da sociedade civil acerca da segurança do sistema eletrônico de votação. Também foram encaminhadas propostas para aperfeiçoar a prestação de contas e os atos gerais das eleições.

 

Os interessados em participar da consulta devem se cadastrar pelo endereço: https://sle.tse.jus.br/.

 

As contribuições recebidas fornecerão subsídios para avaliar a percepção daqueles que, nas eleições municipais, lidaram, na prática, com as normas regulamentares do TSE. Será publicado relatório analítico, para conhecimento do público em geral, em data a ser divulgada.

 

O trabalho é coordenado pela Assessoria Especial da Secretaria-Geral do Tribunal (ASESP) e pela Assessoria de Gestão Eleitoral (AGEL), e conta com o apoio da Coordenadoria de Sistemas Corporativos (CSCOR/STI).

 

Os normativos objeto da consulta referem-se a diversos temas relacionados ao processo eleitoral, entre eles: Pesquisas eleitorais; Fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação; Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC); Prestação de contas de campanha; Representações, reclamações e pedidos de direito de resposta; Registro de candidatos; Propaganda eleitoral; Atos gerais do processo eleitoral; Convenções partidárias por meio virtual; Atendimento presencial ao registro de candidatura; e Normas complementares da prestação de contas. Consulte aqui cada normativo.

 

Jornalista: Andréa Martins Oliveira com TSE

 

#PraTodosVerem: Imagem de um notebook e as mãos de uma pessoa sobre o teclado. Do lado direito, imagens de quatro barras de pesquisa eletrônica, com efeito de transparência.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30