Alunos de Direito da Unemat/Cáceres acompanham sessão plenária e conhecem edifício-sede do TRE-MT

Grupo percorreu mais de 200 km de ônibus até a Capital para exercitar na prática o que estudaram na teoria, na disciplina de Direito Eleitoral, em visita guiada junto à Justiça Eleitoral de Mato Grosso

Alunos de Direito da Unemat/Cáceres acompanham sessão plenária e conhecem edifício-sede do TRE-MT

Quarenta alunos do curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Cáceres (a 218 km de Cuiabá), acompanharam a sessão plenária desta quinta-feira (6) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), na modalidade híbrida. A atividade integra o programa “Voto Consciente” e consiste em aproximar a Justiça Eleitoral e a comunidade acadêmica, incentivando a experiência prática de alunos e alunas na atuação do Direito. O grupo de acadêmicos também participou da visita guiada junto ao edifício-sede da Justiça Eleitoral de Mato Grosso, Casa da Democracia, Memorial e o Depósito de Urnas da instituição.

De forma virtual, a presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, saudou os alunos em nome da Justiça Eleitoral, apresentou magistrados, magistradas, servidores e servidoras e explicou como funcionam as sessões, além de a dinâmica do funcionamento da plenária. “Sejam bem-vindos estudantes e o professor da Escola de Direito da Unemat/Cáceres, que nos visitam e nos dão a honra da presença. Que esta experiência inspire em vocês o interesse pelo Direito Eleitoral e os motive a participar ativamente da vida pública, seja como advogados, magistrados, promotores ou cidadãos engajados”, afirmou a magistrada.

Esse trabalho é coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso (EJE-MT). Pela Unemat, campus de Cáceres, a visitação é parte do conteúdo programático da disciplina de Direito Eleitoral, ofertada no 9º período, e que permite aos acadêmicos que estão próximos de se formarem, uma imersão junto à Justiça Eleitoral. Segundo o advogado e professor universitário de Direito Eleitoral, José Renato de Oliveira, a proposta é uma vivência prática do que se aprende na teoria.

“Eles têm aula de como é a composição dos tribunais e os processos eleitorais em si, mas é evidente que quando você vê isso funcionando na realidade o aprendizado é muito maior. A visita traz uma contribuição muito grande para o fortalecimento do sentimento de valorização da democracia e confiança no processo eleitoral brasileiro, nas urnas. Por isso é importante essa integração entre a universidade, a academia e as instituições democráticas do nosso país”, avaliou.

Grupo também visitou a Casa da Democracia, Memorial e o Depósito de Urnas da instituição

A acadêmica do 9º período, Rilary Rodrigues, de 25 anos, relatou que a experiência da visita e de conhecer como funciona a sessão plenária da Justiça Eleitoral foi gratificante. “Foi uma experiência incrível, porque a gente vê na prática o que a gente aprende na teoria. Essa oportunidade faz com que a gente entenda como funciona o tribunal e a Justiça Eleitoral, porque, como a gente está dentro de uma sala de aula, é completamente diferente do que a gente imagina. Certamente, hoje a gente passa a ver com outros olhos como funciona o TRE-MT, como acontece o processo eleitoral”, destacou.

O colega dela, o jovem Pedro Centurion, 23 anos, aluno do 9º período, manifestou satisfação pela oportunidade que nem todo acadêmico de Direito tem. “Foi muito interessante, uma experiência muito importante para nós, acadêmicos da Unemat. Somos muito gratos por essa oportunidade, de conhecer o tribunal e o julgamento de processos, como funciona a eleição. Nós saímos de Cáceres por volta de 4h30, antes de amanhecer, e viemos de ônibus, no veículo da universidade. Valeu muito a pena, essa experiência, muito única”, avaliou.

A iniciativa da EJE-MT conta com a colaboração do servidor público Carlos Henrique Cândido, coordenador de Soluções Corporativas do TRE-MT, com 28 anos de Justiça Eleitoral. É ele quem conversa com os acadêmicos e apresenta as instalações físicas do edifício-sede e unidades anexas da Justiça Eleitoral, bem como fala sobre as atribuições dela, como funciona o processo democrático, a organização das eleições e a segurança e a confiança da urna eletrônica.

Professora e Aluno

O docente lembrou que foi aluno da desembargadora Serly Marcondes Alves na época em que ela era juíza em Cáceres, na fase de implantação do curso de Direito da Unemat. “Para nós é uma satisfação ter na Presidência do Tribunal Regional Eleitoral alguém que foi professora do curso de Direito da Unemat e minha professora. Sou, com muito orgulho, acadêmico oriundo da Universidade do Estado de Mato Grosso, da primeira turma da Unemat”, contou. Ele relatou que, depois que se formou, prestou concurso em 2006 para a Unemat, vindo a se tornar professor do curso.

Novo integrante

A sessão plenária desta quinta-feira (5) marcou o início dos trabalhos junto ao pleno do TRE-MT do procurador Regional Eleitoral Fabrizio Predebon da Silva, representando o Ministério Público, no lugar do também procurador Pedro Melo Pouchain Ribeiro. O novo integrante do pleno recebeu os cumprimentos de todos os integrantes que compõem a Corte.

Jornalista Anderson Pinho

#PraTodosVerem - A imagem registra um grupo de cerca de 40 pessoas, predominantemente jovens e vestidas de forma social/esporte fino, reunidas em um espaço institucional. O ambiente é um hall com piso escuro e placas na parede que identificam o local como "PLENÁRIO DESEMBARGADOR CARLOS AVALONE" e a "GALERIA DE CORREGEDORES" (visível à direita, com uma série de retratos emoldurados), do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). O grupo está em pé, em um momento de interação e escuta, possivelmente durante uma visita guiada, sendo que um homem de terno (guiando a visita) e outro grupo de pessoas estão à direita, e a maioria dos jovens está atenta às explicações.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento: Dias úteis - 7h30 às 13h30.