TRE-MT define Planejamento Estratégico para o sexênio 2021/2026

Ao longo dos próximos seis anos, 15 projetos serão implementados.

TRE-MT PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso definiu os projetos que empreenderá nos próximos seis anos para que a Instituição alcance sua missão, que é fortalecer a democracia em prol de uma sociedade fraterna, igualitária e plural, garantindo a legitimidade, transparência e celeridade do processo eleitoral. Os projetos estão minuciosamente previstos na Portaria nº 245/2021, que institui o Planejamento Estratégico para o sexênio 2021/2026.

 

O Planejamento foi elaborado levando-se em consideração as diretrizes da Estratégia Nacional do Poder Judiciário para 2021/2026 instituídas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução nº 325/2020. O Planejamento Estratégico descreve ainda, a missão, visão e atributos de valores da Instituição, os quais foram atualizados.

 

Ao todo são 15 projetos que visam o cumprimento de 12 objetivos estratégicos a serem alcançados pela Instituição, entre eles: ser reconhecida por promover a justiça e garantir o exercício da democracia participativa, buscando a satisfação do cidadão na prestação de serviços; assegurar a celeridade e produtividade na prestação jurisdicional; ampliar a transformação digital da Justiça Eleitoral com foco na efetividade e inclusão; fortalecer a imagem institucional e a transparência do processo eleitoral e seus resultados; e prover uma força de trabalho preparada e disponível para as necessidades da Instituição.

 

O documento servirá de base para a elaboração dos demais planos institucionais e a identificação de oportunidades de inovação a serem conduzidas no âmbito do Tribunal, em especial, a composição da proposta orçamentária.

 

“O cenário atual exige uma justiça mais dinâmica, o que torna fundamental analisar as ameaças e oportunidades, as forças e fraquezas que impactam na estratégia da organização e elaborar uma estratégia abrangente e robusta, com o envolvimento direto da força de trabalho do Tribunal. Uma Instituição que não planeja, que não define metas e diretrizes, fatalmente terá equipes remando para lados opostos e muitas vezes empreendendo esforços sem relevância. Remar no mesmo sentido e de forma sincronizada aumenta as chances de alcançar a chegada”, destacou o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.

 

O cumprimento dos projetos e resultados alcançados serão objetos de avaliação por meio das Reuniões de Análise da Estratégia (RAE), que serão realizadas pelo menos quadrimestralmente.

 

Elaboração:

O Planejamento foi elaborado por um grupo de desenvolvimento criado para esse fim e que foi composto por assessores de planejamento das Secretarias do Tribunal, servidores da Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica, representantes da Corregedoria Regional Eleitoral e da Secretaria de Tecnologia da Informação, e pela consultora contratada para a capacitação em Gestão Estratégica.

 

Jornalista: Andréa Martins Oliveira

 

#PraTodosVerem: Imagem com um fundo azul e sobre ele a foto da fachada do TRE-MT, enquadrada dentro de um hexágono. Abaixo, o texto Planejamento Estratégico 2021-2026 destacado em uma faixa verde. No canto superior esquerdo, a logo do TRE-MT.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30