Xavantes da região de Campinápolis serão atendidos pela Justiça Eleitoral
Esta é a segunda rodada de mutirões realizados nas Aldeias Aldeiona, Santa Clara e Campinas

Indígenas da etnia xavante, na região de Campinápolis (510 km de Cuiabá), voltarão a ser atendidos pela Justiça Eleitoral de Mato Grosso, em uma segunda rodada de mutirões. A primeira ocorreu em outubro, em uma ação conjunta entre a 26ª Zona Eleitoral e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP-MT), por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Campinápolis. Agora, os atendimentos ocorrerão entre os dias 04 e 19 de novembro, contemplando as cinco maiores aldeias da região.
Os serviços eleitorais começarão pela Aldeia Indígena Aldeiona, 04 e 05 de novembro, das 9h às 17h. Posteriormente, a equipe da Justiça Eleitoral atenderá a Aldeia Indígena Santa Clara, no dia 07 de novembro, no mesmo horário. Em seguida, o mutirão seguirá para a Aldeia Indígena Campinas, com atendimentos nos dias 18 e 19 de novembro, das 9h às 17h.
A Aldeia Indígena Aldeiona é a mais distantes da sede da 26ª Zona Eleitoral, em Nova Xavantina, com registro de 160km. A Aldeia Santa Clara dista 110 km, enquanto a Aldeia Campinas está a 145km da sede do Cartório Eleitoral.
A juíza da 26ª Zona Eleitoral, Tabatha Tosetto, ressaltou que o Cartório está empenhado no projeto Biometria 100%, que prevê a ampliação do cadastramento biométrico em Mato Grosso, e tem desenvolvido diversas ações neste sentido. “Entendemos que a participação desta Justiça Eleitoral na ação, por meio da 26ª Zona Eleitoral, é salutar e poderá colaborar especialmente para o aumento do número de eleitores e eleitora com biometria cadastrada no município”.
É importante ressaltar que, conforme consta no edital assinado pela juíza eleitoral, “por tratar-se de comunidades indígenas, normalmente carentes de recursos, somado ao fato da inexistência de mecanismos que possibilitem o recolhimento, o pagamento das multas eventualmente existentes será dispensado, sob pena de inviabilizar a efetivação dos atendimentos”.
Balanço
Na ação realizada em parceria com o MP-MT, a iniciativa contou, ainda, com a parceria da Prefeitura de Campinápolis, que fez o transporte dos servidores(as) até a localidade de atendimento, além da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), que deu suporte logístico, além da participação de outros, com ofertas de diversos serviços. Pela Justiça Eleitoral, a ação contabilizou 97 atendimentos, somando as Aldeias Aldeiona, Campinas e Santa Clara.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: A imagem mostra um grupo de pessoas formando filas em frente a um prédio com paredes claras e detalhes em vermelho, que é a escola localizada na Aldeia Campinas. À direita, um homem utiliza um equipamento sobre uma mesa. O ambiente é aberto, com cobertura de telhas e chão de terra batida.

