Término do biênio: Desembargadores Gilberto Giraldelli e Sebastião Barbosa se despedem da Justiça Eleitoral

Um vídeo documentário com as principais realizações da Gestão em todas as áreas foi exibido na sessão plenária desta segunda-feira (26/04)

FOTO MOSTRA TELA DA SESSÃO VIRTUAL EM ENCERRAMENTO DE BIENIO

Em uma cerimônia leve, descontraída, porém com muito conteúdo, encerrou-se, nesta segunda-feira (26.04), a Gestão do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Gilberto Giraldelli, e do desembargador Sebastião Barbosa Farias, vice-presidente e Corregedor Eleitoral. Eles apresentaram um vídeo documentário com as principais realizações da Gestão em todas as áreas, e ainda, agradeceram a todos os envolvidos – servidores e magistrados, que permitiram que os resultados fossem alcançados.

 

Veja AQUI o vídeo com as principais ações da Gestão.

 

“Uma imagem vale mais do que mil palavras. As inúmeras realizações que foram alcançadas foram possíveis após superarmos problemas, dificuldades ao longo do caminho. Se pudermos dar um título para esta administração é superação. Saímos de uma situação muito complicada trazida pela pandemia, com vários flagelos sociais. Há dois anos, recordando de quando fizemos nosso discurso de posse, eu já falava que tempos difíceis fazem homens fortes, parecia que já estava prevendo, mas não imaginava que seriam tão difíceis”, destacou Giraldelli.

 

Ele afirmou estar realizado pelo trabalho desempenhado, porém, a falta de um tempo maior para o trabalho presencial lhe causou desconforto. “Da minha parte, a única lamentação que levo foi não conseguir estar presente fisicamente na grande maioria dos eventos, de visitar todas as Zonas Eleitorais, de ter aquele olhar frente a frente. Vou sempre guardar o registro positivo, o grande aprendizado que foi trabalhar aqui”.

 

Em meio a seus agradecimentos, Giraldelli reforçou o empenho dos servidores da Justiça eleitoral e demais colaboradores, dos magistrados que compõem a Corte, juízes de primeira Instância, Ministério Público, a parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, e todos que contribuíram com a Gestão ao longo dos dois anos. “Eu agradeço o apoio que tivemos para ter eficiência, ter a economicidade que toda a administração pública precisa ter. Conseguimos gastar bem menos, quase a metade que gastaríamos em uma situação de “normalidade”. Agradeço aos advogados, que sempre se dirigiram com muita cortesia e respeito a esta Corte. Agradeço o apoio da imprensa, e também do povo de Mato Grosso que compareceu em larga escala durante as Eleições, que confiou na Justiça Eleitoral, no trabalho de biossegurança que fizemos”.

 

Para o desembargador Sebastião Barbosa Farias, o encerramento da gestão faz parte de um ciclo natural, porém, difícil de enfrentar. “Nunca foi fácil amenizar a dor da despedida, pelo menos em um percentual capaz de alcançar a alegria esfuziante na hora da chegada. Todos os projetos e ações desenvolvidas pelo Tribunal foram e são importantes. Todavia, não encerraria esse meu ciclo no TRE sem mencionar a Correição Humanizada, porque levou um olhar mais humano às nossas inspeções e correições, e o Projeto Soletre, pois esse projeto, em especial, é uma semente de transformação na vida daquelas pessoas que não tiveram a oportunidade do aprendizado da leitura e da escrita”.

 

 

O desembargador Sebastião falou seus desejos para continuidade da Justiça Eleitoral. “É com esse espírito feliz em ter avançado, conquistado, realizado e inovado, que desejo ‘mais’ aos meus nobres colegas, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha e desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, seres humanos e profissionais destacadíssimos. Desejo mais vitórias, mais conquistas, mais avanços, mais realizações, mais inovações, mais orçamento, mais financeiro, mais saúde, mais perseverança, mais serenidade na condução dos trabalhos, mais acertos que equívocos nas tomadas de decisões. Desejo, enfim, mais sucesso”.

 

Homenagens

 

Representando o Ministério Público, o procurador regional eleitoral, Erich Raphael Masson, descreveu a condução da Gestão 2019/2021. “Foi uma direção que manteve serenidade e pulso firme ao mesmo tempo. Agradeço em nome do Ministério Público a possibilidade de sempre poder conversar diretamente com a Presidência, onde sempre fomos ouvidos com muito respeito. Isso facilitou o nosso trabalho. A parceria que temos não dá para colocar em números. Aprendi muito com os senhores. Percebemos como uma direção conduzida por uma pessoa qualificada faz a diferença”.

 

A forma de trabalho no Pleno foi valorizada pelo juiz federal, Fábio Henrique Fiorenza. “A condução de julgamentos em forma virtual foi feita com maestria, com muita naturalidade. Tivemos sim uma perda em relação ao contato pessoal, porém, a parte de produção não foi afetada, a gestão processual foi maravilhosa, foi a primeira vez em que uma eleição municipal foi realizada junto com uma eleição ao Senado. As complexidades de distribuição de material foram superadas. Desejo que continuem suas carreiras de êxito, que sejam longas e produtivas”.

 

Também membro da Corte Eleitoral, o jurista Sebastião Monteiro da Costa Júnior, prestou suas homenagens. “Os desembargadores lideraram com autoridade sem ser autoritários. Existe uma grande diferença entre exercer autoridade e ser autoritário. Cada posicionamento jurídico, cada ensinamento, os senhores passaram com serenidade e tranquilidade, e tudo isso para deixar um ambiente favorável para aplicar o melhor do direito aos casos concretos, a trazer o que a sociedade espera: a pacificação social. Foram dois anos de grande aprendizado”.

 

Representando a OAB, Luiz Alberto Derze, falou do relacionamento do TRE-MT com os advogados. “Este foi um período de muitas realizações, mesmo em meio a uma crise sanitária sem precedentes. Foram resultados alcançados com muita estratégia, proatividade, energia colocada em prática. Agradeço em nome da advocacia. Essa gestão sempre ouviu os advogados, debateu suas sugestões, e isso refletiu diretamente na prestação jurisdicional”.

 

Os demais membros do Pleno também prestaram suas homenagens. “As palmas na saída mostram quão exitosa foi a gestão. Agradeço a confiança que foi depositada em mim pelo desembargador Sebastião, foi ele quem fez o convite para eu vir auxiliá-lo na Corregedoria, e depois para compor a Corte. O desembargador sempre conduziu de forma mansa, porém com enorme responsabilidade para o combate de ilicitudes”, ressaltou o juiz-membro, Bruno D’Oliveira Marques.

 

“Agradeço aos desembargadores Giraldelli e Sebastião.  Aprendi muito. O senhor presidente, quando fez o discurso, disse que tempo difíceis fazem homens fortes. As palavras convencem, mas foi o exemplo dos senhores que nos fizeram fortes, que realmente nos arrastaram”, pontuou o jurista Jackson Coutinho.

 

Ao final das homenagens, o presidente do TRE-MT, Gilberto Giraldelli, participou de uma cerimônia de fixação de seu quadro na Galeria de Ex-presidentes do TRE-MT, localizada ante-sala do Plenário. O desembargador Sebastião Barbosa também teve seu retrato fixado na Galeria de Ex-Corregedores Eleitorais do TRE-MT.

 

Daniel Dino / Assessoria TRE-MT

 

#PraTodosVerem: Foto da tela da Sessão Plenária virtual, com as fotos pequenas dos juízes-membros e do intérprete de Libras. 

icone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Icone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30