Página online “TRE-MT Mulheres” oferece informação e acolhimento ao público feminino
Iniciativa da Comissão Gestora de Políticas de Gênero (CGPG/TRE-MT) busca construir um ambiente institucional mais respeitoso e seguro

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) implementou a página “TRE-MT Mulheres” no site da instituição, que visa ampliar o acesso à informação e à conscientização. Além disso, busca mobilizar práticas para assegurar respeito e dignidade às mulheres. A iniciativa ocorre por meio do plano de ação da Comissão Gestora de Políticas de Gênero (CGPG/TRE-MT) para 2026-2027, com o objetivo de promover a igualdade de gênero e construir um ambiente institucional mais seguro.
Segundo a servidora da Comissão, Raphaela Oliveira Lopes Melo, esta foi uma das iniciativas do plano de ação desenvolvido pela delegação no biênio 2025-2027. “Criamos esse espaço virtual para reunir várias ações que o Tribunal realizou ao longo dos anos, facilitando o acesso e englobando todas as informações relacionadas em um só local", informou.
Na página, é possível acessar a Ouvidoria da Mulher, criada para acolher, orientar e incentivar o acesso das mulheres à Justiça Eleitoral. Ela oferece informações, resultados e atas de reunião da CGPG/TRE-MT e da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação. A plataforma disponibiliza ainda Atos Normativos, políticas de valorização à participação feminina e protocolos para julgamento sobre perspectiva de gênero. Também inclui estatísticas, notícias, cartilhas, guias práticos e campanhas relacionadas ao público feminino.
O “Espaço Thays Machado”, disponível na página, é um núcleo de atendimento no âmbito do Poder Judiciário para acolher e orientar servidoras, magistradas, terceirizadas e estagiárias vítimas de violência doméstica. Ele foi criado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e conta com cooperação técnica do TRE-MT. Da mesma maneira, o painel do Tribunal Superior Eleitoral, “TSE Mulheres”, conta com dados e histórias sobre a participação feminina na política.
“Ao tornar públicas ações, projetos e políticas desenvolvidas nessa área, o TRE-MT amplia a transparência institucional, estimula a participação social e contribui para a construção de um ambiente mais justo, inclusivo e respeitoso, em consonância com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, declarou a servidora da CGPG/TRE-MT, Karina Dziedzic.
Para acessar a página, clique aqui ou entre no site do TRE-MT, pela aba “Institucional”.
Estagiária: Laís Guilherme (supervisão de Nara Assis)
#PraTodosVerem: A imagem mostra a página com título “TRE-MT Mulheres”, no site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. A página central mostra informações iniciais sobre o portal, com acesso para a Ouvidoria da Mulher. No lado esquerdo, estão disponíveis outras abas do site.

