Câmara de Cuiabá terá posto de atendimento eleitoral
Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Serly Marcondes Alves, autorizou a abertura de uma central no local após pedido do Poder Legislativo no município

A Câmara de Cuiabá vai receber um posto de atendimento da Justiça Eleitoral no Estado para oferecer serviços à população na Capital. A decisão partiu da desembargadora Serly Marcondes Alves, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), em atendimento a um pedido formulado pelo Legislativo Municipal, durante assinatura de Termo de Cooperação Técnica, nesta quinta-feira (29), para qualificação profissional de vereadores, servidores e público, por meio da Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso (EJE-MT) e da Escola do Legislativo.
“Será um prazer instalar um posto eleitoral na Câmara de Vereadores de Cuiabá, pois é de grande ajuda para levarmos os serviços da Justiça Eleitoral até o eleitor ou eleitora. O fechamento do cadastro eleitoral está marcado para 6 de junho. Até lá, estamos buscando parcerias para levar os serviços do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso para o maior número possível de pessoas. Só em Cuiabá, temos quase 100 mil eleitores que precisam ser encontrados e ter o título de eleitor regularizado. Temos ainda 159 mil jovens de 15 a 17 anos sem título de eleitor”, destacou Serly Marcondes Alves.
A desembargadora ressaltou que o apoio dos órgãos públicos é indispensável para que a Justiça Eleitoral consiga oferecer serviços como cadastramento biométrico, mudança de domicílio, transferência e a oportunidade de regularizar a situação eleitoral para participar das Eleições Gerais de 2026. “Precisamos do apoio da Câmara Municipal, da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Contas, das escolas, das igrejas, de todos os lugares possíveis, respeitadas as regras das eleições”, completou a presidente do TRE-MT.
A coordenadora da Escola do Legislativo, Amanda de Freitas Batista Fares, explica que uma grande quantidade de pessoas circula pelas dependências do Poder Legislativo do Município de Cuiabá. “A localização do prédio facilita o acesso e o deslocamento do eleitorado. A ideia é que, por ser um local no centro da cidade, que tem grande movimentação, a qual se intensifica nos dias das sessões, o cidadão possa ir até lá, ser bem atendido, regularizar sua situação eleitoral e estar em dia com a Justiça Eleitoral”, concluiu.
O TRE-MT já iniciou as tratativas para que a parceria seja formalizada entre as duas instituições.
Em Cuiabá, o eleitor ou eleitora pode procurar atendimento nos seguintes locais:
Casa da Democracia
Av. Rubens de Mendonça, 4.750, Centro Político e Administrativo
Segunda a sexta-feira
Das 7h às 17h
Ganha Tempo Centro
Central de Atendimento
Praça Ipiranga
Segunda a sexta-feira
Das 8h às 17h
Ganha Tempo CPA
Central de Atendimento
Rua Alenquer, CPA I
Segunda a sexta-feira
Das 8h às 17h
Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Posto Eleitoral de Atendimento
Avenida André Maggi, 6 – Centro Político e Administrativo
Segunda a sexta-feira
Das 8h às 17h
Shopping Três Américas
Posto Eleitoral de Atendimento
Avenida Brasília, 146 – Jardim Américas – Salas 101/1012
Segunda a sexta-feira – Das 10h às 19h
Sábado – Das 10h às 13h
Jornalista Anderson Pinho
#PraTodosVerem – Na imagem aparecem juiz e presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) ao lado de servidores da Justiça Eleitoral e de representantes da Câmara Municipal, todos posicionados em fila, em ambiente institucional. O grupo posa para registro fotográfico em uma sala interna, com vestimentas formais e semiformais, demonstrando um momento oficial de articulação e parceria entre o TRE-MT e o Poder Legislativo municipal. Ao fundo, é possível observar um mapa afixado na parede, reforçando o caráter administrativo e institucional do encontro.

