TRE-MT e Conselho Estadual de Educação discutem parceria com foco no alistamento jovem
Objetivo é promover ações cidadãs junto a estudantes da rede de ensino privada

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Serly Marcondes Alves, reuniu-se com o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE-MT), Gelson Menegatti, e demais membros da entidade, para tratar sobre a construção de uma parceria voltada ao incentivo da emissão do título de eleitor entre estudantes da rede privada de ensino.
O encontro, realizado na manhã desta quinta-feira (14.02), teve como objetivo alinhar estratégias conjuntas que ampliem o acesso dos(as) jovens ao cadastramento eleitoral, promovendo a conscientização cidadã e fortalecendo a participação democrática desde a juventude. A proposta é levar informações, ações educativas e atendimentos eleitorais às instituições privadas, facilitando o primeiro alistamento e a regularização da situação eleitoral.
Durante a reunião, a presidente do TRE-MT destacou a importância de aproximar a Justiça Eleitoral do ambiente escolar, especialmente no momento em que muitos estudantes completam 16 anos e já podem exercer o direito ao voto. “Investir em ações educativas e de mobilização contribui para formar cidadãos e cidadãs mais conscientes e participativos”, afirmou, ressaltando que aqueles e aquelas que tenham 15 anos de idade já podem tirar o título, e os que irão completar 16 até o dia da eleição também já podem exercer o direito ao voto.
O presidente do Conselho Estadual de Educação, Gelson Menegatti, ressaltou o papel das instituições de ensino na formação integral dos(as) estudantes e manifestou apoio à iniciativa, colocando o CEE-MT à disposição para atuar como parceiro na mobilização das escolas privadas e na articulação das ações.
A parceria em discussão prevê a realização de campanhas educativas, ações itinerantes e mutirões de atendimento, com foco na emissão do primeiro título, atualização cadastral e coleta biométrica, garantindo maior alcance junto ao público jovem.
Também participaram da reunião, pelo TRE-MT, o juiz-membro e diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MT), Welder Queiroz, o diretor-geral, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, o assessor jurídico, Hernandesio Lima, a assessora da Presidência, Sueli Sanae Shimada Ueda, e o assessor de Comunicação Social, Daniel Dino. Além disso, estiveram presentes outros representantes do CEE-MT, que contribuíram com sugestões para a implementação das ações e definição de um cronograma conjunto.
Semana do Alistamento Jovem
A iniciativa integra o conjunto de ações do TRE-MT voltadas à promoção da cidadania, educação para a democracia e fortalecimento da participação juvenil no processo eleitoral. A instituição realiza a Semana do Alistamento Jovem que contou, além de campanha de conscientização, com o Dia E, nesta terça-feira (10.02), marcado por atendimentos itinerantes dos 57 Cartórios Eleitorais a 63 escolas de todo o estado.
Rede estadual contemplada
Esta ação é um reforço a uma outra parceria, também firmada esta semana pelo TRE-MT, com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). O órgão estadual começou a distribuir cartazes às escolas da rede estadual e aplicar wallpaper em 169 mil chromebooks utilizados por estudantes nas salas de aula. As peças publicitárias têm como mote o slogan “Votar é seu direito, participar é seu dever!” e trazem uma convocação para que os(as) jovens façam o título de eleitor até o dia 06 de maio deste ano, prazo máximo em que o Cadastro Eleitoral ficará aberto. Também há, nos materiais de divulgação, um QR Code que direciona para a lista de endereços e contatos dos Cartórios Eleitorais e postos de atendimentos de todo o estado.
Além disso, a Seduc-MT se comprometeu a fornecer apoio logístico do governo estadual para atendimento de estudantes, com transporte até cartórios ou postos eleitorais, ou mesmo em mutirões da Justiça Eleitoral nas escolas.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: Reunião institucional em sala de reuniões, com a presidente do TRE-MT e representantes do Conselho Estadual de Educação sentados em torno de uma mesa, em momento de diálogo e alinhamento sobre parceria para incentivo à emissão do título eleitoral entre estudantes da rede privada.

