Justiça Eleitoral altera locais de votação em Barra do Garças e Pontal do Araguaia

Mudanças definitivas visam oferecer melhores instalações e acessibilidade aos eleitores da 9ª Zona Eleitoral; seções do CRAS da Família e do Centro de Artesanato foram transferidas

Justiça Eleitoral altera locais de votação em Barra do Garças e Pontal do Araguaia
Pontal do Araguaia é um dos 23 municípios que já atingiram a meta de campanha com uma cobertura biométrica de 98,43%

A 9ª Zona Eleitoral de Mato Grosso homologou a alteração definitiva de importantes locais de votação nos municípios de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, na Região do Vale do Araguaia, respectivamente a 520 e 521 km de Cuiabá. As decisões são assinadas pelo juiz eleitoral Alexandre Meinberg Ceroy e estão fundamentadas na necessidade de oferecer instalações físicas mais adequadas e confortáveis aos cidadãos.

De acordo com a Portaria nº 006/2026, todas as seções eleitorais que funcionavam no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Família, no bairro Santo Antônio, foram transferidas para o Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) “João Alves dos Santos”, antigo Dom Bosco. A medida foi tomada após a constatação de que o prédio do CRAS apresenta condições físicas inadequadas. O novo local, situado na Rua 1º de Maio, no bairro Cidade Velha, foi escolhido pela proximidade e pela melhor infraestrutura disponível.

Já em Pontal do Araguaia, a Portaria nº 007/2026 determinou o fechamento do posto de votação no Centro de Comercialização de Artesanato. A única seção que funcionava no local, a 555, passará a atender definitivamente na Escola Municipal de Educação Infantil “Isaias Pereira dos Santos”. A vistoria realizada pelo Juízo Eleitoral indicou que o Centro de Artesanato não possuía condições ideais para abrigar a seção. A nova sede fica na Rua Finlândia, nº 8, na região central da cidade.

Barra do Garças

O município de Barra do Garças ocupa a posição de número 82 no ranking da biometria no Estado, entre os 142 de Mato Grosso. O município apresenta um índice de cobertura biométrica de 93,62%, o correspondente a 43.703 eleitores e eleitoras dentro de um universo de 46.683 pessoas aptas a votar. A Justiça Eleitoral ainda precisa localizar e coletar a biometria de 2.980 indivíduos, o equivalente a 6,38% do eleitorado.

O cartório eleitoral de Barra do Garças está localizado na Rua José Nobre da Silva, S/N, Setor Sena Marques. Os telefones são: (66) 3199-0807 / Fax: (66) 3199-0809 / (66) 99283-5283 (WhatsApp). O e-mail é o zona09@tre-mt.jus.br.

Pontal do Araguaia

Pontal do Araguaia é um dos 23 municípios mato-grossenses que já alcançaram a meta da campanha Biometria 100%, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT). O município ocupa o 15º lugar com uma cobertura biométrica de 98,43%, perfazendo um total de 5.152 eleitores e eleitoras com as digitais coletadas pela Justiça Eleitoral, de um universo de 5.234 pessoas aptas a votar. Enquanto isso, faltam 82 eleitores para universalizar a biometria no município, cerca de 1,57%.

A 9ª Zona Eleitoral é formada ainda pelos municípios de Araguaiana, Torixoréu e Ribeirãozinho – que atingiram a meta da campanha Biometria 100% – e General Carneiro, que apresenta uma cobertura biométrica de 84,96% e está na posição de número 113.

Biometria

A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra pessoa no momento da votação.

A biometria eleitoral representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança, a confiabilidade e a inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.

Jornalista: Anderson Pinho

Crédito das Imagens: Prefeitura de Pontal do Araguaia

#PraTodosVerem - Foto apresenta uma vista aérea panorâmica do encontro dos rios Araguaia e Garças, destacando as pontes que conectam Barra do Garças (MT) a Pontal do Araguaia (MT) sob a luz suave do entardecer.