Municípios no Nortão vão incentivar biometria e ajudar a localizar eleitores para o TRE-MT
Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte e Tabaporã vão criar estratégias, por meio de mutirões, para auxiliar atendimentos nos fins de semana, em comunidades, assentamentos e fazendas

Três municípios do nortão mato-grossense firmaram compromisso com a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) para ajudar a localizar eleitores e estimular o seu cadastramento biométrico. Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos e Tabaporã vão desenvolver ações próprias para incentivar a biometria, auxiliando a Justiça Eleitoral na oferta dos serviços por meio de mutirões. A garantia foi dada na tarde desta quarta-feira (24) pelos prefeitos municipais em reunião com o desembargador Marcos Henrique Machado, corregedor Regional Eleitoral de Mato Grosso.
Durante a reunião em seu gabinete, o desembargador destacou aos gestores a necessidade e a importância do cadastramento biométrico, falou da campanha Biometria 100%, que visa alcançar pelo menos 98% de cobertura, e ressaltou o quanto o apoio dos municípios é indispensável nessa tarefa. “Precisamos do apoio dos prefeitos para ampliar a cobertura biométrica no Estado. Como gestores, os senhores conhecem bem o município e sabem como chegar até o eleitor porque estão mais próximos deles. Temos convicção de que, com esse apoio, teremos condições de ampliar de 70% para 90% a cobertura nesses municípios”, afirmou.
O prefeito de Tabaporã, Carlão Borchardt (PL), acredita que chegar aos eleitores será possível por meio dos mutirões. “Temos uma vasta área rural. O eleitor precisa saber que o serviço está disponível, para que ele possa ter a chance de fazer esse cadastramento ou regularizar sua situação”, observou. No município, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), há 7.728 eleitores aptos a votar, dos quais 5.552 (71,84%) já fizeram a coleta biométrica, enquanto 2.176 (28,16%) ainda não realizaram o procedimento.
O prefeito de Porto dos Gaúchos, Vanderlei de Abreu (MDB), defende que uma alternativa seja oferecer mutirões nos fins de semana, pela maior chance de reunir pessoas para atender ao chamamento da Justiça Eleitoral. “Há fazendas que têm de 230 a 500 funcionários. É uma oportunidade de levar os serviços até eles, porque certamente não irão até a cidade para fazer a biometria”, pontuou. Em Porto dos Gaúchos, o índice de cobertura biométrica já atingiu 73,19%, o que corresponde a 3.109 eleitores, contra 1.139 (26,81%) que ainda não fizeram. O município tem 4.248 eleitores aptos a votar.
O prefeito de Novo Horizonte do Norte, Agenor Evangelista da Silva Júnior (Republicanos), avalia que o desafio não está nas estradas ou na internet, mas em facilitar o acesso do eleitor aos serviços da Justiça Eleitoral. “A gente precisava dessa conversa com o TRE-MT, que sinaliza uma autorização para que o município possa chegar até o eleitor, por meio dos mutirões, nos fins de semana, em assentamentos e comunidades, antes mesmo de começar o dia de trabalho do eleitor, para regularizar a biometria”, sugeriu.
Em Novo Horizonte do Norte, 673 pessoas ainda não fizeram a biometria, o equivalente a 20,77%. Por outro lado, 2.567 já realizaram a coleta biométrica, cerca de 79,23%. Dos três municípios, é o que apresenta a situação mais confortável dentro da campanha Biometria 100%. Lá, são 3.240 eleitores aptos a votar.
Jornalista Anderson Pinho
#PraTodosVerem – A imagem mostra o desembargador Marcos Henrique Machado ao lado dos prefeitos de Tabaporã, Novo Horizonte do Norte e Porto dos Gaúchos, além de assessores, reunidos em torno de uma mesa de reuniões. Eles estão sentados em cadeiras executivas, com documentos, celulares e xícaras de café sobre a mesa. O ambiente é formal, com bandeiras ao fundo e um quadro decorativo na parede, indicando que se trata de uma reunião institucional.