Entra em funcionamento posto de atendimento da Justiça Eleitoral em Nova Marilândia

Ele está localizado na Rua Marechal Rondon, nº 278-N, Centro (anexo ao Posto de Identificação Municipal de Nova Marilândia) e vai funcionar de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 11h e das 12h30 às 16h30

Entra em funcionamento posto de atendimento da Justiça Eleitoral em Nova Marilândia

Está mais fácil ter acesso aos serviços da Justiça Eleitoral em Nova Marilândia (distante a 251 km de Cuiabá) para conforto e comodidade do eleitor e da eleitora. O município ganhou um Posto Eleitoral de Atendimento, que entrou em funcionamento nesta quarta-feira (24). Ele que funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 11h e das 12h30 às 16h30, e está localizado na Rua Marechal Rondon, nº 278 N, Centro, anexo ao Posto de Identificação Municipal de Nova Marilândia. 

A providência é parte da campanha Biometria 100%, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), visando a ampliação do cadastramento biométrico no Estado este ano em, no mínimo 98%, do eleitorado mato-grossense. A criação do posto eleitoral também considera as disposições da Resolução 330/1994/TRE-MT, que dispõe sobre a criação de Postos Eleitorais para auxiliar o alistamento eleitoral nos Municípios, e as disposições do Provimento nº 06/2006/CRE/MT para agregar maior agilidade, segurança, robustez e amplitude ao processo biométrico. 

A instalação do Posto Eleitoral também cumpre decisão que consta na Portaria nº 02/2025, assinada pela juíza eleitoral Marina Dantas Pereira, da 17ª Zona Eleitoral, com sede em Arenápolis (a cerca de 20 km de Nova Marilândia). A mesma decisão designou servidora pública da Prefeitura Municipal para atuar como responsável pelo posto da Justiça Eleitoral. 

O Município de Nova Marilândia e a Justiça Eleitoral de Mato Grosso assinaram um Termo de Cooperação com o objetivo e comungar esforços para a realização do cadastramento do eleitorado com coleta de dados biométricos no município, mediante a cessão gratuita de espaço físico, mobiliário e pessoal. Em julho de 2023 uma parceria semelhante permitiu a criação e o funcionamento do mesmo posto para as eleições municipais de 2024. 

Entre os serviços oferecidos pelo Posto Eleitoral estão: alistamento (primeiro título), transferência, revisão, regularização de inscrição cancelada, emissão de segunda via e de guia para pagamento de multas, além da coleta biométrica. Para ser atendido, basta levar documento oficial com foto e comprovante de endereço atualizado, que podem ser apresentados em versão física ou digital.  

Do local, o cidadão ou cidadã já sai com o título de eleitor em mãos, além da orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título. Qualquer eleitor(a) pode ser atendido (a) em mutirões ou ações da Justiça Eleitoral em qualquer parte de Mato Grosso: não é necessário votar no local ou morar na cidade onde a ação é realizada. 

Panorama Eleitoral 

No ranking do cadastramento biométrico no Estado, Nova Marilândia ocupa a posição de 117º lugar entre os 142 municípios mato-grossenses com 75,58% do eleitorado com biometria, o que corresponde a 2.173 pessoas. No município são 2.875 eleitores aptos a votar. A Justiça Eleitoral no município está à procura de 702 eleitores que ainda não fizeram a biometria, o equivalente a 24,42%. No estado, o índice de cobertura biométrica é de 89,78% (2.270.618 eleitores), restando um eleitorado de 258.407 pessoas ou 10,22% dos 2.529.085 aptos a votar em Mato Grosso. 

Biometria 

A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada pessoa vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra no momento da votação. No dia da eleição, o eleitor coloca o dedo no leitor biométrico para confirmar sua identidade e, em seguida, é liberado para votar na urna eletrônica. 

 Além das digitais, no cadastro biométrico também são atualizados outros dados pessoais e a foto do eleitor, aumentando a segurança e reduzindo fraudes, como o voto múltiplo ou o uso de títulos de terceiros. 

 A biometria eleitoral representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança, a confiabilidade e a inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove a acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições. 

Jornalista Anderson Pinho 

#PraTodosVerem - A imagem mostra um homem sendo atendido em um local de cadastro biométrico da Justiça Eleitoral. Ele está sentado em frente a uma atendente que opera um computador, enquanto ao lado há equipamentos para coleta de dados, como câmera e leitor biométrico. O ambiente é simples, com mesa, cadeiras e um cartaz na parede orientando sobre a biometria. 

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento: Dias úteis - 7h30 às 13h30.