Atendimento ao eleitorado no Chácara dos Pinheiros, em Cuiabá, será oferecido em mutirão social
Será no dia 27 de setembro, das 8h às 12h, na Praça Luzia Valeriano da Silva Dorileo, localizada na Rua Nossa Senhora da Guia

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) vai levar atendimento ao eleitorado mato-grossense durante o “VI Mutirão de Cidadania Social”, evento promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. A ação será realizada no dia 27 de setembro, das 8h às 12h, na Praça Luzia Valeriano da Silva Dorileo, localizada na Rua Nossa Senhora da Guia, nº 86, bairro Chácara dos Pinheiros, em Cuiabá. O evento, em um sábado, tem como objetivo oportunizar o acesso aos serviços pelos moradores da região.
O cartório da 55ª Zona Eleitoral (ZE) busca realizar a coleta biométrica de eleitores e eleitoras, mas outros serviços também serão oferecidos: alistamento eleitoral (primeiro título), revisão, transferência, regularização de inscrição cancelada e emissão de segunda via de guia para pagamento de multas eleitorais. A iniciativa é promovida pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), com o objetivo de prestar serviços à comunidade de bairros periféricos da Capital.
Para esta ação, a Justiça Eleitoral levará ao bairro toda a estrutura necessária para o atendimento, com cinco servidores e cinco kits biométricos. Cada kit é composto por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e cases para ambientação e transporte dos equipamentos. Os itens são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e permitem que o eleitor saia do mutirão já com o título eleitoral em mãos e com a orientação para baixar o título digital (com foto), por meio do aplicativo e-Título.
Para ser atendido, basta levar documento oficial com foto e comprovante de endereço atualizado, que podem ser apresentados na versão física ou digital. Não é necessário votar no local ou morar em Cuiabá: a regularização pode ser feita independentemente da cidade ou local do Estado onde o eleitor vota.
A coordenadora do Mutirão Social, Irene Silva Pessoa, destacou a importância dos atendimentos sociais.
“O evento facilita o acesso a direitos como saúde, assistência social, trabalho e cidadania, além de promover a integração comunitária e o desenvolvimento local. Ele atua diretamente nas áreas de vulnerabilidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou.
Biometria 100%
A realização dos mutirões pelos cartórios eleitorais integra a campanha Biometria 100%, que visa ampliar o cadastramento biométrico no estado, alcançando pelo menos 98% de cobertura até o fim de 2025.
“A 55ª Zona Eleitoral de Cuiabá, que abrange o bairro atendido no mutirão, está engajada na campanha do TRE-MT. A equipe de servidores participa de eventos voltados ao atendimento da população, como o Mutirão Social”, explica o chefe de cartório da 55ª ZE, Wilhiano Souza e Silva.
Cuiabá possui um eleitorado de 435.535 pessoas aptas a votar. Desse total, 393.492 eleitores e eleitoras (90,35%) realizaram o cadastramento biométrico, enquanto 42.043 (9,65%) ainda não fizeram a biometria. O bairro Chácara dos Pinheiros conta com 1.282 eleitores biometrizados, o que corresponde a 85,98% do eleitorado local (1.491 pessoas). Já 209 eleitores (14,02%) ainda não realizaram a coleta biométrica.
Mutirão Social
O evento reúne diversos órgãos públicos para disponibilizar serviços gratuitos à população. Nesta edição, além do atendimento da Justiça Eleitoral, serão oferecidos serviços de saúde e bem-estar, beleza e estética, projetos sociais e comunitários, oferta de emprego, educação, cultura, transporte, além de serviços documentais e jurídicos.
Estagiária: Laís Guilherme (sob supervisão do jornalista Anderson Pinho)
#PraTodosVerem: A imagem mostra a Praça Luzia Valeriano da Silva Dorileo à noite. Há pessoas utilizando o espaço, em pé ou sentadas nos bancos. Ao redor da calçada, é possível ver carros estacionados. No centro, duas grandes árvores são iluminadas por luzes verdes.
Crédito da imagem: SECOM/PMC