Alunos do SoleTRE descobrem cidadania nas páginas, memórias e urnas do TRE-MT
Em visita guiada, jovens e adultos que estão sendo alfabetizados conheceram a Biblioteca, o Memorial e tiveram contato com a urna eletrônica

Do silêncio das páginas guardadas na Biblioteca, passando pelas memórias vivas do Memorial, até chegar ao espaço onde as urnas repousam à espera das eleições: os alunos do programa de alfabetização SoleTRE embarcaram em uma verdadeira viagem de descobertas pela cidadania, na manhã desta quinta-feira (18.09). A visita foi guiada pelas líderes dos setores e servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), com o objetivo de incluir, ainda mais, os adultos e idosos que participam do SoleTRE no processo de socialização.
Adontina Pereira Daoud, de 80 anos de idade, estava entre os 24 alunos do SoleTRE que participaram da visita. Tendo vivido na zona rural até 1959, ela contou que não teve acesso à escola nem incentivo para estudar na época. Como o marido tinha uma loja, ela acabou aprendendo a ler para auxiliá-lo nas demandas do empreendimento, mas não aprendeu a escrever.
“Em primeiro lugar, quero falar da minha sala de aula e das minhas professoras, que estão me ensinando. E, agora, tudo isso que vocês estão mostrando para a gente, é muito bom, maravilhoso. A explicação do rapaz que falou sobre os votos, a Biblioteca, o Memorial, tudo muito bom, eu gostei muito, todos muito educados, muito gente boa. Aprendi muito pouco a ler trabalhando na loja com meu marido e agora estou aprendendo a ler certinho e a escrever, os acentos, as letras. Entrei em 18 de março no SoleTRE e vou ficar até o fim, enquanto estiver viva e tiver força e saúde para vir, eu vou vir”, disse, animada.
Para a presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, a visita estimula a participação cidadã e a inclusão. “A visita dos alunos aos outros setores do Tribunal é mais do que um passeio institucional, é um convite à cidadania. Ao conhecerem a Biblioteca, o Memorial e o Depósito de Urnas, eles se aproximam da história da democracia e compreendem a importância da Justiça Eleitoral no dia a dia de cada cidadão. Essa iniciativa fortalece a inclusão, amplia o acesso ao conhecimento e desperta nos estudantes o senso de pertencimento e de participação ativa na sociedade”.
A ideia, conforme ressaltou a professora do SoleTRE, Maria Luiza Miorim, rompe as paredes das salas de aula e ajuda a ampliar a vivência dos alunos. “Achei muito importante essa visita para os alunos, até porque muitos deles nunca tinham entrado numa Biblioteca antes, nem sabiam o que era uma e a diversidade de livros que tem. Outra coisa muito importante foi mostrar para eles como funciona a urna eletrônica e falar um pouco sobre o voto consciente, para eles terem uma perspectiva diferente”.
Primeiro, os alunos passaram, pela Seção de Biblioteca e Memória, chefiada pela servidora Lener Aparecida Galinari. Lá, eles conheceram o acervo e alguns se maravilharam com a leitura em Braile, com a qual tiveram contato pela primeira vez. Atualmente, a Biblioteca do TRE-MT possui cerca de 10 mil exemplares.
A bibliotecária Julia Vigne, também servidora do TRE-MT, explicou o funcionamento da Biblioteca, a organização dos livros e como funcionam os empréstimos. “Atendemos servidores, servidoras, juízes e juízas, auxiliamos a fazer consultas também. O Direito é uma área que está em frequente atualização, então, temos que atualizar o acervo constantemente. Hoje em dia temos os livros digitais, que permitem o acesso à pessoa diretamente do computador ou celular onde ela está. A Biblioteca está aberta a vocês, estamos à disposição”, frisou, mostrando alguns livros que separou para mostrar aos alunos.
Depois, conduzidos pela secretária da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MT), Janis Eyer Nakahati, eles seguiram para um momento com a urna eletrônica e assistiram a uma explanação sobre a importância do voto, iniciativa realizada por meio do programa Voto Consciente. O assunto foi abordado pelo coordenador de Soluções Corporativas, Carlos Henrique Cândido. Ele explicou sobre o funcionamento da urna, como é feita a votação, os cargos que concorrem às eleições, e a importância de conhecer candidatos(as) e as propostas na hora de tomar a decisão do voto. Em seguida, o grupo foi até o Memorial Eleitoral, onde puderam conhecer um pouco da história do processo eleitoral no Brasil e os modelos de urnas utilizadas, desde a primeira eleição até os dias atuais.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: A imagem mostra o aluno do SoleTRE, um homem idoso, negro, usando chapéu e camiseta do programa Voto Consciente, observando atentamente prateleiras de livros em uma biblioteca. Em primeiro plano, destaca-se um livro infantil colorido. Ao final do texto, tem uma galeria com mais fotos da visita com alunos do SoleTRE.