Zonais Eleitorais de Rondonópolis se unem em mutirão, neste sábado (11), no Parque Universitário

Outros mutirões estão previstos para os dias 18 e 25 de outubro, também aos sábados, em outros horários e locais

Zonais Eleitorais de Rondonópolis se unem em mutirão, neste sábado (11), no Parque Universitário 2

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), a partir dos cartórios da 10ª Zona Eleitoral e da 46ª Zona Eleitoral, promove neste sábado (11) mutirão de atendimento no município de Rondonópolis (a 198 km de Cuiabá). A ação será realizada no horário das 13h30 às 16h30, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) 1º de Maio, localizada na Rua das Garças, nº 3103, no Parque Universiário. Outros mutirões estão previstos para os dias 18 e 25 de outubro, também aos sábados, em outros horários e locais. 

No mutirão do dia 18, o atendimento será das 13h30 às 16h30, na Escola Estadual Professora “Maria Elza Ferreira Inácio”, localizada na Rua Airton A. Santana Residencial, s/nº, Núcleo Habitacional Marechal Rondon. Já a ação do último sábado do mês (25), vai das 7h30 às 10h30, e ocorrerá no evento Outubro Rosa, na Cáritas Diocesana de Rondonópolis, localizada na Avenida João XXIII, nº 3324, Vila Operária. 

Serão oferecidos serviços de alistamento eleitoral (confecção do 1º título), revisão, transferência, segunda via, emissão de guias para pagamento de multas eleitorais, regularização do título e, como foco, a coleta da biometria. O mutirão é resultado de uma parceria entre os dois cartórios, com o objetivo de intensificar o cadastro biométrico no município. 

"A realização do mutirão no sábado à tarde visa atender, especialmente, pais, responsáveis e moradores da região que trabalham no período da manhã. Essa ação reforça o compromisso da Justiça Eleitoral em ampliar o acesso ao serviço e contribuir para o alcance da meta da campanha Biometria 100%”, destacou a chefe do Cartório da 10ª Zona Eleitoral, Hiromi Mizobe. 

O objetivo da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-MT) é proporcionar maior acesso da população aos serviços da Justiça Eleitoral, além de buscar a ampliação do cadastramento biométrico do eleitorado estadual para, no mínimo, 98%.  

Segundo levantamento cadastral, o bairro possui 4.804 eleitores aptos a votar. Destes, 4.515 (93,98%) já realizaram a coleta biométrica, enquanto 289 (6,02%) ainda não têm a biometria cadastrada. É importante ressaltar que não é necessário residir nem votar no bairro para usufruir dos serviços. 

Documento oficial com foto, em formato físico ou digital, deve ser apresentado para realizar a maioria dos serviços. Para tirar o primeiro título e realizar transferência ou regularização, é necessário mostrar o comprovante de endereço atualizado. Em caso de alistamento eleitoral para homens maiores de 18 anos, é preciso ainda levar o comprovante de quitação militar. 

Estrutura 

Para atender à população, a Justiça Eleitoral levará toda a estrutura necessária para realizar os atendimentos com cinco servidores do cartório eleitoral, operando kits eleitorais, composto por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e case para ambientação e transporte de equipamento. 

A biometria representa um avanço tecnológico, colhendo dados pessoais, impressões digitais e fotografia dos eleitores para garantir mais segurança e praticidade no processo eleitoral. No momento da votação, o sistema evita voto duplicado ou que uma pessoa se passe por outra. 

Estagiária: Laís Guilherme (supervisão do jornalista Anderson Pinho) 

#PraTodosVerem: A imagem mostra a EMEB 1º de Maio, em Rondonópolis. Desenhos infantis enfeitam os muros. Há um portão grande azul e uma placa branca. Atrás do muro, é possível ver as construções da escola e árvores.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento: Dias úteis - 7h30 às 13h30.