Três comunidades de Nova Bandeirantes serão atendidas por mutirões eleitorais
Atendimentos ocorrerão entre os dias 13 e 23 de outubro e terão como foco a coleta biométrica

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), por meio da 50ª Zona Eleitoral, realizará uma série de mutirões de atendimento no município de Nova Bandeirantes (a 998 km da capital). A ação atingirá três comunidades da zona rural, começando pela Paraíso do Norte, nos dias 13 e 14 de outubro, na Escola Municipal Marco Azul, no horário das 8h30 às 17h. O mutirão é aberto a todo o eleitorado.
Além da coleta biométrica, os serviços de alistamento eleitoral (confecção do primeiro título), transferência, revisão, segunda via, emissão de guias para pagamento de multas eleitorais e regularização do título também serão oferecidos.
Os demais mutirões estão marcados para os dias 15 e 16 de outubro, na Escola Municipal Paraíso do Norte, na comunidade Salto da Botina; e dias 22 e 23 de outubro na Escola Municipal Princesa Isabel, na comunidade Trescinco, sempre no horário das 8h30 às 17h. A iniciativa procura o eleitorado que ainda não cadastrou a biometria. Dessa forma, a ação busca facilitar o acesso da população aos serviços essenciais da Justiça Eleitoral.
De acordo com o servidor do cartório da 50ª Zona Eleitoral, Osmar Fernandes Ribas, são comunidades que passam de 100 km de distância do cartório eleitoral e que dificilmente, pela distância, iriam procurar a Justiça Eleitoral para fazer o cadastramento biométrico. “Começaremos os atendimentos logo de manhã, para que possamos alcançar o maior número de pessoas com biometria na região. Muitos dizem que, se não fossemos até lá, dificilmente iriam fazer a biometria”, completou.
Nova Bandeirantes possui 9.835 eleitores e eleitoras, sendo que 7.310 (74,33%) já realizaram a coleta biométrica e 2.525 (25,67%) ainda não tem a biometria. A iniciativa integra o plano estratégico da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-MT), que procura ampliar a cobertura biométrica em, pelo menos, 98% do eleitorado mato-grossense em 2025.
Para usufruir da maioria dos serviços, basta apresentar o documento oficial com foto, em formato físico ou digital. Em caso de alistamento eleitoral, transferência e regularização, o eleitor também deve levar um comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 devem mostrar o comprovante de quitação militar para tirar o primeiro título.
Estrutura
Os servidores do Cartório Eleitoral levarão toda a estrutura necessária para atender a população. Ele terá à disposição um kit biométrico, com um computador portátil, scanner para coleta biométrica, câmera digital, pad para assinatura e case para ambientação e transporte dos equipamentos.
Cronograma
Confira as datas e os locais dos atendimentos:
13 e 14/10 - Escola Municipal Marco Azul (Paraíso do Norte)
15 e 16/10 - Escola Municipal Paraíso do Norte (Salto da Botina)
22 e 23/10 - Escola municipal Princesa Isabel (Trescinco)
Estagiária: Laís Guilherme (supervisão do jornalista Anderson Pinho)
#PraTodosVerem: A fotografia mostra a Escola Municipal Marco Azul, construída com madeira e pintada de azul e branco. É possível ver uma porta aberta e uma árvore grande na frente da construção. O pátio é de grama e há árvores no fundo.