TJMT atende pedido do TRE-MT para ampliação do cadastro biométrico
Parceria reafirma o compromisso dos dois órgãos com a eficiência, a colaboração institucional e a promoção da cidadania

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) acolheu integralmente o pedido apresentado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) para apoiar e ampliar a divulgação das ações de atualização do cadastro biométrico voltadas a magistrados, magistradas, servidores e servidoras ativos e inativos do Poder Judiciário estadual. A decisão foi oficializada pelo presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, em despacho encaminhado nesta semana, ao vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-MT, desembargador Marcos Machado.
No pedido encaminhado ao TJMT, o desembargador Marcos Machado, por meio do Ofício nº 247/2025/CRE/MT, ressaltou a importância da parceria institucional para aumentar a cobertura da coleta biométrica no Estado e prevenir problemas futuros relacionados à regularização eleitoral. “A cooperação entre as instituições é fundamental para garantir a segurança e a integridade do cadastro eleitoral. Ao unirmos esforços, ampliamos o alcance das ações de biometria e oferecemos aos magistrados e servidores um atendimento mais acessível e eficiente. Essa integração fortalece não apenas o processo eleitoral, mas o próprio compromisso do Poder Judiciário com a cidadania e com a modernização dos serviços públicos”, destacou.
Ao atender à solicitação, o Tribunal de Justiça autorizou que a Coordenadoria de Comunicação utilize os canais internos — como WhatsApp, SMS, e-mail, intranet e o Portal do TJMT — para disseminar as informações, utilizando o material de campanha fornecido pelo próprio TRE-MT em diferentes formatos. A Corte também considerou pertinente a sugestão do órgão eleitoral para divulgar os pontos de atendimento disponíveis em Cuiabá e no interior.
Outro ponto acatado diz respeito à possibilidade de instalação de um posto de atendimento exclusivo na sede do TJMT, visando facilitar o acesso de magistrados, magistradas, servidores e servidoras ao serviço de atualização biométrica. “A medida reforça a cooperação entre as instituições e contribui para o fortalecimento do controle de dados públicos e da segurança cadastral”, frisou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Zuquim Nogueira.
A parceria reafirma o compromisso dos dois órgãos com a eficiência, a colaboração institucional e a promoção da cidadania, garantindo que membras, membros, servidoras e servidores tenham acesso facilitado ao serviço eleitoral e evitando eventuais transtornos futuros.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: A foto mostra o corregedor regional eleitoral, desembargador Marcos Machado, no Plenário do TRE-MT, com um microfone de mesa à frente, e uma tela de computador, também à frente dele. Ele veste uma toga preta e gravata, e usa óculos de grau.

